sábado, 9 de março de 2019

Os Vênetos




Os Vênetos 



Os Vênetos partiram para a península itálica desde a Plafagonia, uma antiga região localizada ao sul do Mar Negro, cujo nome deriva do termo Heneto ou Eneto. 

Antes de migrar para a Itália, os Eneti haviam participado com sua própria cavalaria na guerra de Troia ao lado dos troianos. 

Essa guerra parece ter sido gerada por um conjunto de causas que nada tinha a ver com a versão dada por Homero na Ilíada, mas que pode ser rastreada até o desejo de expansão de povos recém-criados projetados em busca de seu próprio espaço ou da possível pressão exercida por novas migrações. 

No final da guerra houve um reassentamento geral dos povos que originaram o movimento migratório de populações inteiras, entre as quais os Eneti. 

Inicialmente, eles se mudaram para a Trácia, de onde mais tarde se mudaram para a Ilíria e, em seguida, chegaram às margens oeste e norte do Adriático, onde se estabeleceram permanentemente. Para chegar ao seu destino final, que então tomou o nome de Venetia, os Eneti levaram cerca de cinco séculos, do décimo terceiro ao oitavo século aC. 

Na sua chegada os Vênetos encontraram outras populações já presentes a algum tempo na região: Umbrios, Etruscos e Euganei. Após longos anos de guerras e sacrifícios, eles conseguiram estar certos e absorver essas populações pré-existentes. 

A região habitada pelos Vênetos se estendia das costas do Adriático entre o Timavo e o Pó, e estava situada entre os Alpes Friulanos e  o Cadore, até o Lago de Garda. 

Esse povo dividido entre aqueles do mar e os do continente constituía um grupo notável de populações dotadas de seu próprio sistema social-religioso e mantinham costumes e tradições intactos. 

Deram origem a numerosos centros urbanos e já em tempos pré-romanos existiam cerca de cinquenta cidades no território do Vêneto com uma população total de cerca de um milhão e meio de habitantes. 

A tranqüilidade dos Vênetos era continuamente desafiada pelos atritos contínuos com as populações vizinhas, mas sobretudo, pelas incursões dos gauleses, que chegaram até os rios Mincio e o Pò. 

Com o tempo, para tentar diminuir essas ameaças, foi conseguida uma espécie de aliança entre romanos e vênetos, que dessa maneira deram fim ao perigo da invasão dos gauleses. Os romanos sempre provaram sua estima pelos venezianos, que eram justamente considerados excelentes aliados e valentes soldados.

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS