sábado, 20 de agosto de 2022

Relação de Imigrantes Italianos em Juiz de Fora MG 09.11.1894

 



VAPOR COLOMBO


IMIGRANTES ITALIANOS 

SAÍDA DO PORTO DE GÊNOVA

CHEGADOS À HOSPEDARIA HORTA BARBOSA

NO DIA 09 DE NOVEMBRO DE 1894


JUIZ DE FORA MINAS GERAIS 





SOBRENOME  NOME  IDADE  RELACIONAMENTO  DESTINO  CONTRATADO  




A imigração italiana em Minas Gerais ocorreu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX de italianos para o estado brasileiro de Minas Gerais. O estado recebeu um dos maiores contingentes de imigrantes italianos do Brasil. A imigração italiana teve grandes subsídios do governo mineiro, que pagava a passagem de navio dos imigrantes, com vistas a aumentar os braços nas lavouras de café.
O governo do estado de Minas Gerias via a imigração não somente como uma solução para o problema da mão de obra no café, mas também como meio de desenvolver a agricultura local, em função do desconhecimento, ou mesmo, da resistência dos brasileiros em utilizar técnicas mais eficientes de exploração da terra. 
O governo mineiro não tinha os mesmos recursos financeiros para subsidiar as passagens de navios dos imigrantes, como tinha o governo paulista. A imigração subsidiada em Minas durou em torno de somente dez anos, de 1888 a 1898. Nesse último ano, devido à crise financeira, o governo mineiro praticamente cessou a imigração subsidiada.
Nas fazendas de café de Minas, predominou o sistema de "meação", que era menos vantajoso economicamente para os imigrantes que os sistemas de "locação de serviços" e de "colonato", que predominaram em São Paulo. Portanto, era mais vantajoso imigrar para São Paulo do que para Minas e, inclusive, muitos imigrantes abandonavam Minas e deslocavam-se para o estado vizinho.
De acordo com o censo de 1920, dos 42.943 italianos residentes em Minas Gerais, 67% estavam na Zona da Mata, e Juiz de Fora tinha a maior população, com 6.084 italianos, seguida de UbáCataguasesMuriaéLeopoldinaMar de EspanhaSão João Nepomuceno e Viçosa. O Sul de Minas era a segunda região com maior número de italianos (4.935), sendo a maior concentração em Poços de Caldas, com 2.017, seguida de São Sebastião do Paraíso e Varginha. A terceira região em número de italianos era a Metalúrgica ou central, e as maiores concentrações estavam em BarbacenaSão João del-Rei e Belo Horizonte.