sexta-feira, 1 de março de 2019

Il Capodanno nella Serenissima Repubblica di Venezia



O Ano Novo veneziano era originalmente realizado em 25 de março, o dia da fundação de Veneza em 421, o dia da Anunciação do Senhor e, de acordo com uma antiga lenda grega, o dia da criação do mundo. 

Em um segundo momento, por conveniência de cálculo, o primeiro dia do ano foi antecipado no primeiro dia de março. 

Desde os dias da Roma antiga, o primeiro dia do ano estava marcado para 1º de janeiro, mas o Ano Novo no Veneto continuou a ocorrer em 1º de março até a conquista napoleônica em 1797. 

Em 153 a.c. de fato, os romanos escolheram a data para o início do ano-calendário no primeiro dia de janeiro, quando os cônsules nomeados no novo ano assumiam o cargo. 

O calendário como o conhecemos hoje deve sua origem ao papa Gregório Magno que, no século VI, substituiu o calendário juliano ao introduzir o atual "gregoriano”.

A República Sereníssima de Veneza retomou um antigo costume de começar o ano com a primavera e o despertar natural da vida, algo que até os romanos fizeram até o advento da introdução do calendário juliano. 

A origem dessa tradição é muito antiga  e demonstrada pelo nome dos meses que lembram sua colocação no calendário: se, de fato, março foi considerado o primeiro mês do ano, setembro foi o sétimo, outubro o oitavo, novembro o nono e então dezembro o décimo.

Essa prática arcaica muito difundida também é encontrada em outros calendários, como no caso do chinês.

A introdução do calendário gregoriano também afetou o Vêneto à partir de 1582, mas, para não derrubar o cálculo do tempo, as datas dos documentos da Sereníssima foram flanqueadas pelas palavras "mais Veneto" e que é "segundo o costume veneziano". Por exemplo, janeiro de 1582 "mais Veneto", correspondia a janeiro de 1583 do calendário gregoriano

Ano Novo Vêneto 

As celebrações do primeiro dia do ano (cao de l'ano) foram um festival reconhecido pela Sereníssima República de Veneza. De acordo com a tradição nos dias anterior e naqueles depois de 1º de março, as pessoas saíam às ruas com panelas, tampas e outros instrumentos musicais caseiros, batendo neles e fazendo uma grande bagunça. Este era o caminho para afastar o frio do inverno e propiciar a chegada do verão: daí vem o nome de Bati Marso




Em alguns casos, esse costume foi transmitido ao longo dos séculos e sobreviveu até os dias de hoje. Em algumas partes do Vêneto ainda é usado recitar esta rima (filastroca):

Vegnì fora zente, vegnì (venite fuori, venite)

vegnì in strada a far casoto, (venite fuori a far confusione)
a bàtare Marso co coerci, tece e pignate! (venite a battere Marzo con coperchi e pentole)
A la Natura dovemo farghe corajo, sigando e cantando, (alla natura dobbiamo far coraggio, urlando e cantando)
par svejar fora i spiriti de la tera! (per svegliare gli spiriti della terra)
Vegnì fora tuti bei e bruti. (venite fuori tutti, belli e brutti)
Bati, bati Marso che ‘l mato va descalso, (Batti, batti Marzo, che il matto gira scalzo)
femo casoto fin che riva sera (facciamo confusione fino a sera)
e ciamemo co forsa ea Primavera! (e chiamiamo con forza la primavera)
Vegnì fora zente, vegnì fora! (venite fuori, venite fuori!) 


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS