sexta-feira, 9 de abril de 2021

A Tentativa de Golpe do Doge Marin Faliero


 

Na longa história da Sereníssima República de Veneza, poucas foram as tentativas de conspiração contra o governo e muito menos ainda foram aquelas tentadas por um doge. Os rigorosos controles que as instituições públicas colocavam em prática, desestimulavam qualquer rebelião contra a República e, aquelas que tomavam corpo, logo eram desbaratadas. 

Em 1355 o doge Marin Faliero, que era o 55º doge de Veneza, aproveitando do descontentamento de uma parte da população da cidade e, também, talvez movido por um desejo de se transformar em senhor absoluto da cidade, tentou um golpe de estado para tomar a república. As informações sobre estranhos encontros que estavam ocorrendo na cidade e denúncias sobre um possível golpe de estado chegaram aos sempre bem informados ouvidos do Conselho dos Dez que, prontamente, agiu conseguindo desbaratar a conspiração antes mesmo que começasse. 




O doge foi preso e depois do sumário julgamento foi decapitado no dia 17 de abril do mesmo ano junto dos principais conspiradores. Marin Falier pela sua condição de doge foi executado aos pés da escada dos Gigantes, no átrio interno do palácio ducal. No ano seguinte teve os seus retratos pintados retirados da galeria dos doges. Na Sala do Maior Conselho podemos ver, no local onde antes estava o seu retrato, coberto por uma cortina de cor negra e a escrita: Este é o lugar de Marin Faliero, decapitado por crimes

O seu corpo foi sepultado em um sarcófago no átrio da Capela da Madonna della Pace na Igreja dos Santos Giovanni e Paolo, com a cabeça cortada sobre os joelhos. No século XIX a capela foi derrubada, seu sarcófago passou para o Museu Correr e os ossos levados para o ossário público de Sant'Ariano. 





Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS