quinta-feira, 22 de março de 2018

Mons. Scalabrini e os imigrantes italianos no Brasil

Mons. Scalabrini em 1892

Giovanni Battista Scalabrini, foi bispo da cidade italiana de Piacenza e fundador das Congregações dos Missionários de São Carlos e da Irmãs Missionárias de São Carlos. Nasceu em 8 de Julho de 1839 na cidade de Como, Itália. Com 18 anos, ingressou no seminário e ordenado sacerdote no ano de 1863. Foi sagrado bispo em 1876.
Ele tinha uma grande sensibilidade com o drama vivido pelas famílias que emigravam fato que o fez aproximar daqueles que emigravam da Itália. Essa sensibilidade foi despertada para com os emigrantes que aguardavam o trem para o Porto de Gênova, de onde embarcariam para a América. 
Uma ocasião relatou “eles, banhados em lágrimas, davam adeus ao seus povoados onde nasceram, aos quais tantas lembranças agradáveis, mas, com coragem dispunham-se a abandonar a pátria onde só tinham conhecido os odiosos alistamento militar e o cobrador de impostos”. 
Acreditava ser tarefa da Igreja intervir junto ao Estado para amparar essas pessoas. Em sua carta pastoral à diocese de Piacenza, no ano de 1882, já dizia “ser preciso participar da vida pública, servindo-se de todos os meios lícitos, para o triunfo da verdade e da justiça”.
Em 1891 em uma outra carta pastoral ele afirmava “devemos sair do templo se quisermos exercer uma ação  salutar em seu interior”.



Em busca de respostas ao sofrimento dos emigrantes elaborou propostas de lei sobre a emigração e no ano de 1887 fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos. Fundou a Sociedade São Rafael, um movimento leigo a serviço dos emigrantes. Também fundou a Congregação das Irmãs Missionárias de Carlos no ano 1895 e em 1900 concedeu o reconhecimento diocesano às Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração e as enviou para o trabalho com emigrantes italianos no Brasil.
Aos 62 anos de idade, para conhecer de perto a situação em que viviam os emigrados italianos e consolidar as obras iniciadas, visitou os Estados Unidos, o Brasil e a Argentina, entre os anos de 1901 e 1904.

Scalabrini faleceu no dia 1 de junho de 1905 e por todo o seu trabalho em 9 de novembro de 1997 foi beatificado pelo Papa João Paulo II.


Dr. Luiz Carlos B> Piazzetta
Erechim RS