quinta-feira, 2 de março de 2023

O Calendário Veneto

 



O calendário Veneto tem suas raízes nas brumas do tempo entre os povos indo-europeus. A área original do Veneti era o norte da Europa central (área Lusatian), onde as escavações arqueológicas dos últimos 30 anos estão confirmando o que várias fontes antigas relataram. A antiga civilização veneziana (Venetica) soube cultivar, produzir vinho, criar animais, escrever, trabalhar metais e cerâmicas, fazer arte em casas e joias, já por volta de 3000 AC. Essa civilização criativa tinha como principal divindade a Deusa Retia que era justamente a divindade da vida, da saúde e geradora da mesma. Não surpreende, portanto, que justamente quando a terra, ainda no frio, inicia sua atividade geradora e se prepara para a primavera, ou seja, no mês de março, precisamente então os venezianos celebravam o fim do ano velho e o início do novo .

Por volta de 2500 a.C. começaram diferentes migrações dos venezianos, segundo alguns por causas climáticas e ambientais, segundo outros por uma certa expansão natural de uma civilização que soube dar muito aos outros sem a necessidade de fazer guerra. Eles se expandiram em todas as direções, de modo que as populações do leste e oeste até o atual Irã também são de origem indo-européia. Ao sul, eles também se estabeleceram na Anatólia e, mais tarde, por volta de 1200 aC, após a Guerra de Tróia da qual Antenor foi salvo, eles se estabeleceram no alto Adriático, fundando Pádua e outras cidades.

Talvez porque os romanos tivessem Enéias, descendente de Antenor, como seu progenitor, eles também usaram o calendário indo-europeu a partir de março, mas, no entanto, não respondeu bem às suas necessidades, pois era originário de lugares sujeitos ao inverno ártico. Alguns defendem que para eles o ano começava em março e recebia o nome de Marte, mas segundo a mitologia romana arcaica, a mais antiga, Marte era justamente o deus da natureza, da fertilidade, da chuva e do trovão e só mais tarde, na era clássica, que se tornou o deus da guerra.

Fosse o que fosse, ainda hoje o calendário é afetado pela marca indo-européia, portanto, a partir de março, mês do renascimento, são contados dez meses, dos quais o sétimo (setembro), o oitavo (outubro), o nono (novembro ) e o dia dez (dezembro) ainda guardam a memória. O quinto (julho) e o sexto (agosto) foram posteriormente entronizados por Júlio e César Augusto. Janeiro e fevereiro foram adicionados com várias reformas para dar conta do ciclo das estações que mais ao sul de onde nasceu é diferente nos tempos de luz. Assim, mesmo na milenar República Sereníssima, o ano começava em 1º de março e janeiro e fevereiro eram os últimos meses do ano.


Fonte: Silvana Dal Cero

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta

Erechim RS