sexta-feira, 10 de novembro de 2023

As Colunas de San Marco: Testemunhas de uma História Milenar e Fantasiosa

San Todaro


As duas altas colunas de granito vindas do oriente de cor rosa e cinza que ladeiam o acesso a Praça de San Marco quando se chega a Veneza pela água no mole de San Marco, tem uma história milenar, muitas vezes até fantasiosa. Não se sabe bem quando essas duas majestosa s coluna chegara em Veneza. Segundo Francesco Sansovino elas teriam vindo trazidas de Constantinopla na segunda metade do século XII. Dizia também que na verdade eram três, mas que uma, durante os trabalhos de desembarque caiu na água e não foi possível recuperá-la. Sendo que nos dias atuais ela realmente foi encontrada no local indicado, onde os navios atracavam. Na verdade as duas grande colunas ficaram depositadas no chão durante longos anos por não saberem como levantá-las do chão. Até que em 1172 um engenheiro lombardo finalmente conseguiu coloca-las no lugar que estão até os dias de hoje. Como premio recebeu um contrato para exploração de jogos de azar entre a duas colunas e consta segundo os cronistas da época que enriqueceu bastante. Outros historiadores fixam o ano de 1125 por ocasião do retorno da Terra Santa do Doge Domenico Michiel.




No alto, sobre a colunas estão colocados os dois símbolos mais representativos de Veneza. Em um deles a estátua de São Teodoro, primeiro padroeiro e protetor da cidade, o qual foi mais tarde substituído por São Marcos. 





São Teodoro aparecesse em pé sobre um enorme crocodilo. Na verdade ele era um santo egípcio que tinha sido adotado pelos venezianos. Na outra coluna está o majestoso Leão Alado, símbolo de São Marcos e de todo o Vêneto.
Historiadores relatam que durante um longo período, era justamente nesse local, entre as duas colunas, que se executavam os condenados à morte. Por essa razão durante séculos os supersticiosos venezianos evitavam transitar entre elas. 


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS