quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Catarina Cornaro a Rainha de Chipre






Catarina Cornaro a Rainha de Chipre

Catarina Corner, em língua vêneta, nasceu em Veneza no ano de 1454 e morreu na mesma cidade em 1510. Ela foi a consorte de James II, rei de Chipre e, após a sua morte e do seu filho ainda criança, assumiu a regência do reino. 
Ela pensou em se casar novamente, mas o Senado da Sereníssima República de Veneza, em 21 de Fevereiro de 1487, a forçou abdicar do trono em seu favor, também tendo em vista as suas obrigações como soberana se tornarem muito pesadas e frente a cobiça da corte napolitana e a grande pressão do Império Otomano. Assim à partir de então a Sereníssima tomou posse da ilha, localizada no Mediterrâneo, em uma posição estratégica, que consolidava ainda mais o poder naval da República de Veneza no confronto com os otomanos. 




Retornando com relutância à capital Veneza recebeu do governo da Sereníssima, as terras e o castelo de Asolo, onde ela pode manter a sua corte, e ainda conservar os seus títulos como rainha de Chipre e da Armênia. 
Em concorridos saraus e encontros culturais nos seus salões, recebia visitas ilustres de músicos, artistas e escritores da época, como Pietro Bembo, Giorgione, Lorenzo Lotto e muitos outros. 



Por ocasião da sua morte, Veneza fez um funeral solene e foi enterrada pela primeira vez na Igreja de Santos Apóstolos e, mais tarde, na Igreja de São Salvador, onde ela ainda descansa na companhia de três Doges e do primeiro padroeiro de Veneza, São Teodoro. Na fotografia uma pintura de Gentile Bellini, o seu monumento funerário e sua lápide. 


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS

Storia Dimenticata de Deliso Villa








Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS