quinta-feira, 15 de abril de 2021

Padres e as Revoltas no Campo



De acordo com a imprensa italiana, durante os primeiros meses de 1877, as comunas da província de Treviso e Veneza assistiam ao “penoso espetáculo de uma organizada emigração em massa de pequenos agricultores para a América”. A “mania de emigrar” não se estancava com os apelos das autoridades dos municípios e dos proprietários, uma vez que os emigrantes acreditavam mais nas informações divulgadas e na opinião partilhada pelas lideranças de prestígio local. As aglomerações de indivíduos dispostos a emigrar também incentivava o surgimento de agitações frente às prefeituras dos municípios.

Um outro padre apontado  pelas autoridades italianas como um subversivo foi dom Giovanni Battista Frizzo, pároco da localidade de Marcon, no município de Mestre, província de Veneza. Dom Frizzo havia se estabelecido em Marcon no início da década de 1870, com os pais e irmãos. Antes da sua transferência declarou ser responsável por cinco pessoas, dependendo todas do sustento propiciado por ele. Portanto, é provável que todos eles também o tenham seguido para a nova paróquia. 

Sobre o padre pesavam acusações de ser um dos principais incentivadores dos protestos de camponeses contra as autoridades constituídas. Esses protestos foram motivados por uma frustada tentativa de um grupo de emigrantes embarcar no porto de Genova. Tiveram que voltar para o seu município de origem, agora desprovidos de condições para se manterem, uma vez que tinham vendido todos os seus bens para emigrar, e não conseguiam encontrar trabalho. As autoridades municipais, tentando acalmar a situação, criaram empregos em obras públicas nas estradas da cidade. Descontentes com o valor das diárias que recebiam, consideradas por eles muito baixas,  os revoltosos se reuniram na frente da prefeitura onde, junto com várias mulheres, insultavam e ameaçavam as autoridades e indignados cantavam uma canção  improvisada: Noi lavoriamo sulla strada, ma de quei del municipio no gavemo paura, ghe daremo uma sciopetada e li manderemo in sepoltura”. 

O delegado de polícia de Mestre afirmou que os tumultos contínuos na localidade de Marcon tinham por objetivo subverter a ordem e era necessário tomar providências contra os líderes do movimento, entre eles o padre Frizzo, para "impedir que continuassem a se encontrar em reuniões secretas". Os movimentos do padre estavam sendo acompanhados desde algum tempo, quando o delegado tinha alertado sobre "a perigosa permanência na paróquia de um padre reacionário e incitador de revoltas." Continua dizendo o delegado "que padre Frizzo exercia grande influência sobre os camponeses, andando de casa em casa espalhando ideias de liberdade". Aconselhava assim o seu afastamento, o mais rápido possível, da paróquia de Marcon, pois, ainda segundo suas palavras "era indecoroso que um padre investigado por contrabando, posse de arma de fogo e instigador da emigração se conservasse na paróquia em que havia sido capturado". O delegado via o padre Frizzo como o maior responsável pelos tumultos. Em julho de 1877, devido às várias denúncias contra o capelão de Marcon, o bispo de Treviso recebeu um pedido do procurador de Veneza para que Giobatta Frizzo fosse transferido da paróquia. Alegou, como principal motivo, o fato do padre ter sido investigado por “manter abusivamente uma agência de emigração e induzir os moradores da sua comunidade a imigrar para o Brasil”. Confiando em Dom Frizzo, muitas pessoas haviam sido levadas a pensar que encontrariam a própria “fortuna” caso abandonassem a comuna. Porém, não tendo conseguido embarcar, retornaram para Marcon e motivaram “graves tumultos à ordem pública, exigindo das autoridades locais trabalho e recursos para sobreviver”, segundo relato do procurador. Já que o sacerdote era o responsável pelas desordens locais, o bispo autorizou a transferência do mesmo para outra paróquia, conforme solicitado pelo procurador da província de Veneza. Para a autoridade diocesana, a mudança do padre Frizzo poderia ocasionar o surgimento de novos escândalos e manifestações públicas de protesto por parte da população de Marcon, como havia ocorrido anteriormente quando havia sido preso diante dos paroquianos.

Apesar das autoridades terem se esforçado para imputar o padre no delito de ser um agente clandestino da emigração, a população local no entanto, não o denunciou, respondendo nos vários interrogatórios realizados que "foi somente Deus, e mais ninguém, que os tinha inspirado à emigrar".  O delegado, mesmo sem poder contar com a confissão dos camponeses, conseguiu outras provas indiretas contra dom Frizzo, apontando-o como "um dos instigadores habituais, filiado aos partidos anticlerical e internacional do qual  também faziam parte muitos fanáticos pela emigração para o Brasil". Também lembrou de um discurso de dom Frizzo, proferido publicamente algum tempo antes, dirigido a um grupo de camponeses na zona rural do município de Mogliano Veneto, no qual dizia "que dois dias de comunismo não fariam mal". O padre acabou sendo condenado por instigar os camponeses a organizarem manifestações públicas contra o peso excessivo das taxas da moagem da farinha e exigir a concessão de “pão e trabalho” às famílias que não conseguiam emprego. O “carpinteiro desocupado” e campanaro Antônio Frizzo de 29 anos residia com o irmão padre, Dom Frizzo, quando ambos tiveram os pertences apreendidos pelas autoridades policiais no processo movido contra eles. Ambos foram presos no povoado de Marcon por denúncia de desempenharem atividades “clandestinas” em relação à emigração de Treviso e Mestre. Porém, somente Antônio Frizzo foi condenado por dirigir uma “agência de imigração” para o Brasil. Os irmãos parecem ter agido conjuntamente, embora com tarefas divididas. O padre atuava na organização e transferência de grupos de camponeses alistados para o território brasileiro, mantendo contato direito com a agência de Clodomiro De Bernardes, enquanto Antônio assumiu a tarefa de girar pelos povoados para recolher inscrições daqueles que desejavam emigrar. O papel de Dom Frizzo era “induzir os paroquianos a aderirem à emigração”, atuando principalmente entre as famílias que possuíam modestos recursos de sobrevivência, de acordo com a denúncia apresentada contra ele. No entanto, com o sacerdote agente não foram encontrados indícios de que agisse diretamente no recrutamento dos emigrantes. É provável que se dedicasse especificamente à propaganda e fornecimento de informações às famílias.

As experiências vivenciadas pelas lideranças comunitárias como os padres João Solerti, Angelo Cavalli e Giobatta Fizzo indicam o tipo de relação que muitos sacerdotes estabeleciam com as famílias camponesas quando do início do processo emigratório. Eles sofreram denúncias e processos movidos pelas autoridades, acusando-os de serem agentes clandestinos de emigração ou de perigosos agitadores e subversivos por se colocarem ao lado dos pequenos agricultores, defendendo os direitos do povo diante de novos impostos e leis consideradas injustas. Dom Frizzo também se colocou como representante dos arrendatários de terras, dos pequenos agricultores, dos diaristas, daqueles que não conseguiam trabalho e estavam enfrentando dificuldades para viver e manter as suas famílias. Como os outros padres, dom Frizzo  trabalhou como um mediador, buscou abrir caminhos para o estabelecimento de acordos com os proprietários de terras e as instituições do governo. Os padres em questão contribuíram para aumentar o número de transferências de camponeses para a América, obtendo sucesso a partir de uma relação de cumplicidade e compromissos estabelecidos com as famílias. Na visão das autoridades locais e intelectuais interessados na construção na nação italiana, os padres eram sujeitos “fanáticos” pela emigração e os principais incentivadores da fuga das famílias para o Brasil, fazendo com que os campos se esvaziassem. Os sacerdotes eram lideranças comunitárias que instigavam a emigração, por isso “devem ser considerados criminosos”.

estimulo à emigração definitiva para os novos países do outro lado do oceano era vista por esses sacerdotes como uma forma de protesto contra as novas leis, as inúmeras restrições e controles sentidos principalmente nas zonas rurais dos pequenos municípios da Itália no período que se seguiu ao ressurgimento.  Tomaram a decisão de confrontar a classe dos grandes proprietários rurais e a elite política local, contrários à saída das famílias dos campos. Além disso esses padres percebiam que a emigração poderia ser a saída para garantir a preservação da fé católica e a preservação das práticas religiosas tradicionais pilares da sociedade rural. 

Ao analisar a participação ativa de alguns padres, não se pode deixar de levar em conta os interesses particulares dos mesmos. Muito mais do que partilhar dos descontentamentos e inseguranças vivenciadas pelas populações rurais, também estavam empenhados em garantir o sucesso dos seus projetos pessoais e familiares. 


obs.- Matéria extraída de parte do trabalho de pesquisa da professora Maíara Ines Vendrame, autora dos livros Poder na Aldeia e Em Busca da República de Deus