quinta-feira, 2 de junho de 2022

O Artesanato Vêneto


Artesão de Murano





O Vêneto é uma região completa: possui zonas de mar, de planície, de montanha, de esplêndidas cidades de arte e uma excelente gastronomia. Essa grande diversidade geográfica também se refletiu nas diversas atividades tradicionais de artesanato. 

Desde o domínio da Sereníssima República de Veneza a região já se destacava em todo o mundo pela produção de artigos finos de vidro, cerâmica, ourivesaria, rendas, móveis de arte, fabricação de calçados e artigos de couro, confecção de objetos de mármore, pedra e artigos de metal.

Um dos produtos artesanais do Vêneto que mais se destacou pela beleza e qualidade em todo o mundo, foi o do vidro artístico de Murano, cuja história de sucesso remonta de muitos séculos. 

No século XIII foi necessário a Sereníssima proteger, da cobiça mundial (especialmente do grande império Turco), o segredo dessa arte, transferindo os diversos fornos e os seus hábeis artesãos, confinando-os na vizinha ilha de Murano, onde até hoje se localizam, longe dos olhares curiosos dos espiões de todo o mundo.


Trabalho com vidro em Murano




Os segredos da manufatura de artigos finos de vidro e a complexa construção de navios, eram dois dos segredos mais bem protegidos pela Sereníssima República de Veneza.

A construção de grandes barcos também se destacou na antiga Veneza e o seu ponto máximo foi a construção de enormes navios mercantes e de guerra. Todos os que trabalhavam nessa atividade (os arsenalotti) estavam confinados e protegidos com suas famílias, no interior dos altos muros que cercam o "Arsenale". 


Arsenal



Artesanalmente, por toda a ilha se destacaram os diversos "squeros", locais onde eram, e ainda são, construídas pelas mãos de expertos artesãos, as famosas gôndolas, os tradicionais barcos de transporte de pessoas entre os inúmeros canais da cidade. 

Não só a gôndolas eram produzidas nesses espaços artesanais, também vários tipos de pequenos e muito práticos barcos de pesca.

A produção de calçados de qualidade está concentrada na Riviera del Brenta desde o tempo dos famosos "calegari", sapateiros que confeccionavam os calçados para os nobres patrícios. 

Na pequena cidade de Este, na província de Pádova, conhecida como a "Cidade da Cerâmica", desde mais de três séculos, encontramos uma concentração de artífices ceramistas, conhecida como uma das mais antigas e prestígio famosas da Europa. 

Desde a Idade Média, ainda no século XIII, Vicenza já se destacava pela qualidade dos artigos confeccionados em ouro. Em documentos dessa época encontramos o registro de uma "guilda", congregação de ourives, com mais de 150 membros.

As confecções artesanais em madeira estão concentradas no "comune" de Bassano del Grappa" e as de móveis de luxo, onde se confecciona sob medida, usando materiais de alta qualidade, tem o seu berço em Cerea, na província de Verona.




Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS