sábado, 25 de julho de 2020

Asolo e a sua História


Localizada em uma posição privilegiada, com um clima bastante favorável, fizeram de Asolo um centro habitado já desde a época pré histórica, logo depois que os Vêneto ali se estabeleceram.
Em época romana se chamava Acelum, ocasião em que assistiu um período de grande crescimento especialmente entre os séculos I a.C. e I d.C., quando então foi promovida à categoria de municipium romano.
Descobrimentos arqueológicos atestam a presença de termas, de um aqueduto, um Foro e um teatro, mostrando a sua importância nessa época.

Leone Veneto
Foto Luiz Carlos Piazzetta

Já no século VI era um importante centro cristão, tinha um bispo e até o ano de 969 conservou a sede episcopal quando então se tornou feudo do arcebispado de Treviso.

Estrada em Asolo
Foto Luiz Carlos Piazzetta

Entre os séculos XI e XIV passou pelo domínio de potentes famílias, tais como os Tempesta, Ezzelini, da Camino, Scaligerie Carraresi e finalmente passando para o domínio da Sereníssima Republica de Veneza.

Rua de Asolo
Foto Luiz Carlos Piazzetta

No final do século XIV, já no período da dominação de veneziana, Asolo entrou em uma fase de grande esplendor. No ano de 1489 com a chegada da ex rainha de Cipre, passou a Senhoria de Caterina Cornaro, a qual reuniu ali uma grande corte renascentista de artistas, escritores e poetas, os quais deixaram indeléveis pegadas na arte e no progresso da cidade.

Rua de Asolo
Foto Luiz Carlos Piazzetta

Nesse período a administração veneziana promoveu modernizações urbanas na cidade criando fortes laços com Veneza e sua própria aristocracia somente rompidos com a queda da Sereníssima. Nesse período se dizia por toda parte, como forma para demonstrar e reforçar esses fortes laços, que "Asolo é Veneza e Veneza é Asolo".

Via Browning
Foto Luiz Carlos Piazzetta


Em 1797 foi a vez de Napoleão tomar posse da cidade e no século XIX foi dominada pelos austríacos. Estes reformaram várias instituições civis e deram inicio a um programa de obras públicas, como a restauração do teatro Duse. Finalmente em 1866 passou a fazer parte do Reino da Itália.
Um relato dos fatos ocorridos na cidade até o século XIX ficou marcado no antigo relógio de pendulo escondido atrás do balcão de uma enoteca na rua Browning, próximo ao teatro dos Rinnovati, onde estão anotadas as datas da importantes da história da cidade à partir do início do século XIX.