quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Medicina e Médicos - A Arte de Curar




 

Medicina e Médicos - A Arte de Curar


Na vasta encruzilhada da existência humana, 
Onde o corpo e a alma encontram a esperança, 
Os médicos erguem sua lança, 
Na luta contra a dor e a desesperança.

Em seus jalecos brancos, como heróis da ciência, 
Mergulham no oceano da experiência, 
Navegando mares de incerteza, 
Buscando curar com destemor a tristeza.

A medicina, arte milenar de curar, 
Nas mãos dos doutores, a vida a acalentar, 
Pois mesmo quando a cura não alcança, 
A dor da alma, a medicina extravasa.

Na frieza do estetoscópio e na precisão do bisturi, 
No eco do diagnóstico, no calor da sala de parto, 
Os médicos, com coragem, encaram o futuro, 
Com a promessa de alívio, de um tempo mais farto.

O estetoscópio é o violino da melodia do coração, 
Que toca a canção da vida, em cada respiração, 
No eco dos batimentos, a esperança se renova, 
O médico, poeta do corpo, a história escreve e comprova.

Nas paredes das clínicas, o estetoscópio repousa, 
Enquanto o médico, com olhar que se recompõe, 
Escuta a história de dor, angústia e esperança, 
E com ternura, ameniza a dor, traça a bonança.

Em cada prescrição, há uma receita de alento, 
No consolo e na empatia, um medicamento, 
Poetas da cura, com palavras e ação, 
Médicos são faróis na escuridão.

Na luta contra o mal que a todos assola, 
Médicos enfrentam a noite, a tempestade, 
E na luz da medicina, com amor e bondade, 
Ajudam a alma a encontrar a sua escolha.

Assim, na arte de curar, médicos brilham como estrelas, 
Aquecendo corações, suavizando cicatrizes e sequelas, 
E mesmo quando a cura é um sonho que se distancia, 
Eles são anjos de esperança, na dança da vida e da medicina.






Entre Raízes e Arranha-Céus: A Saga de Esperança em São Paulo


 


Em 1924, a família de Maria tomou a difícil decisão de emigrar da Itália, buscando refúgio em São Paulo, Brasil. A decisão foi motivada pelas dificuldades econômicas que assolavam a Europa no período pós-Primeira Guerra Mundial. O aumento do custo de vida e a inflação tornaram a vida nas pacíficas colinas de Viterbo, cada vez mais desafiadora.
O pai de Maria, um hábil sapateiro, viu seu modesto negócio ser afetado pelas instabilidades econômicas que assolavam a Itália após o conflito. O sonho de proporcionar uma vida melhor para sua esposa, seus filhos e a promissora vila em que nasceram tornou-se cada vez mais inatingível. A inflação destruiu o poder de compra, e a família viu-se enfrentando uma encruzilhada, onde permanecer na terra natal significava lutar diariamente contra as adversidades.
Ao chegar a São Paulo, a família de Maria encontrou-se imersa em uma nova realidade. O frenesi industrial da cidade oferecia oportunidades, mas também apresentava desafios. Seu pai, adaptando-se à necessidade de sustentar a família em uma terra estrangeira, encontrou trabalho em uma pequena oficina de consertos de calçados, contribuindo para a crescente economia paulista.
Domenico, o irmão de Maria, por sua vez, conseguiu emprego como auxiliar de pedreiro em uma pequena empresa de construção civil  liderada por um grupo de profissionais italianos radicados em São Paulo há muitas décadas. Essa oportunidade não só lhe proporcionou um meio de sustento, mas também o conectou a uma comunidade de conterrâneos que haviam trilhado o caminho da adaptação décadas antes.
A família, agora residindo nos subúrbios de São Paulo, enfrentou as complexidades de uma vida urbana em um Brasil em ascensão. Os baixos salários e o custo de vida, embora diferentes dos enfrentados na Itália, ainda representavam um desafio diário. O sonho de retornar à Itália, onde suas raízes estavam fincadas, persistia, mas a realidade econômica ditava o curso de suas vidas.
Maria, além de suas responsabilidades domésticas, encontrou trabalho como empregada doméstica em uma rica família de comerciantes de origem italiana, contribuindo para a renda familiar. Antonio, um jovem mecânico calabrês, que também havia imigrado para escapar das dificuldades econômicas da Europa, cruzou o caminho de Maria em meio à movimentada São Paulo. Unidos pela esperança de um futuro melhor, eles enfrentaram juntos os desafios de uma vida em um país estrangeiro.
Maria e Antonio, unidos pelos laços do amor e da esperança, decidiram escrever juntos uma nova página de suas vidas. Casaram-se e, em breve, a pequena casa alugada nos subúrbios de São Paulo abrigou não apenas os pais de Maria e seu irmão, mas também a alegria e as risadas de sua própria família.
Dois filhos vieram abençoar essa união. Luigi, nome escolhido em homenagem ao avô paterno de Maria, representava a continuidade das raízes familiares e a celebração das tradições italianas que carregavam consigo. A pequena Maria Antonia recebeu esse nome como uma homenagem tanto ao pai de Maria quanto ao avô, ambos chamados Antonio, assim como em referência ao nome da mãe. Essa escolha especial adicionou um toque único à dinâmica familiar.
A vida na pequena casa tornou-se um cenário de risos, canções e, é claro, os aromas irresistíveis da culinária italiana que a mãe de Maria trazia consigo. Antonio, com sua habilidade mecânica e a experiência adquirida ao longo dos anos, sonhava cada vez mais alto. A pequena família estava determinada a superar os desafios e construir um futuro melhor.
Luigi e Maria Antonia cresceram envoltos pela rica tapeçaria cultural que seus pais trouxeram consigo. A tradição italiana misturou-se com as nuances da vida brasileira, criando uma identidade única para a família. Enquanto Maria Antonia encantava a todos com sua energia contagiante, Luigi absorvia as histórias dos avós e pais, mantendo viva a chama das origens familiares.
Os anos se passaram, a cidade de São Paulo evoluiu, e a família cresceu não apenas em número, mas também em laços inquebráveis. Antonio, com tenacidade, conseguiu estabelecer seu próprio negócio como mecânico, e Maria continuou a trabalhar como empregada doméstica, agora parte de uma nova geração de imigrantes que encontravam seu lugar em uma terra distante.
A casa, inicialmente alugada, transformou-se ao longo do tempo em algo muito mais profundo que um simples lar. A família decidiu comprá-la, realizando ampliações e modificações que a tornaram o epicentro não só das lutas diárias, mas também dos momentos de alegria, amor e superação. Além disso, a família cresceu quando o irmão de Maria, Domenico, casou-se com Lauretta, unindo-se a eles na mesma casa e compartilhando esse espaço repleto de significado. Esse lar, edificado sobre os alicerces da coragem e esperança, converteu-se em um símbolo marcante da extraordinária jornada desta família italiana em solo brasileiro.
A história de Maria e sua família é uma narrativa de coragem e determinação, delineada pelos eventos tumultuados do pós-guerra, impulsionando-os a buscar um novo começo em terras brasileiras.

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS