terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Médicos Italianos que Trabalharam no Rio Grande do Sul

Dr. Tacchini


No final do século XIX e os primeiros anos do século XX, seguindo o exemplo dos pequenos agricultores e artesãos, muitos médicos italianos também seguiram o caminho da emigração e muitos deles vieram e se fixaram no Brasil. Depois de São Paulo, o Rio Grande do Sul foi o estado a receber o maior número de imigrantes médicos de origem italiana. Aqui no Rio Grande do Sul esses profissionais aproveitaram as facilidades da legislação estadual vigente na época para exercerem a sua atividade profissional. Apesar da determinação federal de obrigatoriedade de revalidação do título de médico obtido no exterior, junto a uma escola nacional para médicos, o Rio Grande do Sul apresentou peculiaridades ao pautar-se a esse respeito por sua própria Constituição Estadual de 1891, de caráter positivista, onde essa previa, pois, o livre exercício profissional. Os médicos estrangeiros recebiam autorização para clinicar no estado mediante registro à Diretoria de Higiene e Saúde Pública, mesmo sem a apresentação de diploma médico. Em um estudo realizado a respeito dos médicos italianos diplomados em faculdades estrangeiras que se radicaram no Rio Grande do Sul, a partir de 1898, constatou que a maioria eram médicos recém formados, ou com poucos anos de trabalho. Um grande número desses não se radicou somente nas comunidades ou nos núcleos de imigração italiana, eles também exerceram a profissão em outras comunidades não italianas e poucos foram os que se fixaram diretamente na capital do estado. Nos primeiros dez anos do século XX, os médicos que se instalavam em Caxias, uma das primeiras cidades da região colonial italiana, em sua maioria, eram jovens e recém saídos das universidades italianas. Alguns deles retornavam à Itália depois de pouco tempo de exercício da profissão e outros, procuraram centros maiores como Porto Alegre para se estabelecer. Trabalhos de pesquisa mostram que o número de profissionais médicos em Caxias nos primeiros anos do século era reduzido e que havia uma alta rotatividade dos mesmos, além de uma curta permanência na cidade. 


Dr. Bartholomeo Tacchini



Com eles também veio uma série de inovações que ajudaram a modificar a medicina do estado. Foram responsáveis pela construção de alguns hospitais, casas de saúde e maternidades, muitos deles em funcionamento até os dias de hoje como o Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, fundado pelo médico italiano Dr. Bortolomeo Tacchini no ano de 1927. Introduziram várias especialidades médicas até então inexistentes, como a oftalmologia. Tiveram uma atuação destacada no campo da cirurgia, da obstetrícia e na da radiologia, bem como no tratamento clínico da tuberculose e sífilis, doenças muito comuns naquela época.
Hoje se calcula que aproximadamente 200 médicos diplomados na Itália exerceram a sua profissão no Rio Grande do Sul. Cerca de 10% dos médicos que atuaram em Porto Alegre nas duas primeiras décadas do século XX vieram da Itália e também marcaram importante presença em algumas cidades da Serra Gaúcha como: Caxias do Sul, Antônio Prado, Farroupilha e Bento Gonçalves.


Dr. Tacchini assentando a pedra fundamenta do hospital em Bento Gonçalves 




O médico Bortolomeo Tacchini nasceu na Sicília, sul da Itália, em 19 de novembro de 1878. Formou-se em Modena em 1903. Emigrou para o Brasil no ano de 1911, estabelecendo-se primeiramente em Pelotas. No ano seguinte, mudou-se em definitivo para Bento Gonçalves. Dr. Tacchini faleceu em São Paulo, em 18 de novembro de 1936 e por seu desejo foi sepultado em Bento Gonçalves. O Dr. Walter Galassi, seu sobrinho, nascido em 1904, formado em Modena, no ano de 1928, também veio da Itália para trabalhar com o tio, sucedendo-o na direção do hospital. 

O médico italiano Giovanni Palombini também foi um deles, formado em 1895 pela Universidade Real de Roma, emigrou para o Brasil em 1901 e começou trabalhando no interior do estado de São Paulo, mudando-se depois de algum tempo para o Rio Grande do Sul. Aqui exerceu a atividade de clínico geral e cirurgião itinerante em diversas cidades do interior gaúcho como Uruguaiana, Jaguarão, Silveira Martins e Soledade. Faleceu no ano de 1927.

Caxias do Sul no final do século XIX

Além da sua contribuição profissional como médico, deixou também vários relatos das suas viagens, nos quais hoje podemos melhor compreender a vida dos imigrantes naqueles primeiros anos da chegada ao estado. Quando descrevia o Rio Grande do Sul dizia em seus relatos que “aqui não havia cólera, febre amarela, pestes, terremotos ou inundações. Aqui não temos rochas cobertas de neve, nem pântanos infestados do terrível plasmódio” Em um outro trecho de seus relatos dizia: "aqui existiam outros riscos como a presença de índios e animais ferozes que incomodavam os criadores de gado com matanças e rapinas”

Foi um entusiasta da emigração italiana para o nosso país e exaltava para os seus compatriotas as vantagens  do Brasil meridional. A carência de médicos da época, principalmente no interior do estado, pode também ser subentendida nos seus relatados, quando descreve a atenção desmedida que todos dispensavam a ele durante os seus deslocamentos pelo interior do estado. 


Dr. Michelle Da Patta, a mulher, filhos e a babá em 1916


Dr. Giovanni Campelli em 1925



Dr. Michele de Patta, nasceu em Scalea, município da província de Cosenza, região da Calábria no sul da Itália, em 9 de fevereiro de 1888 e faleceu em 13 de julho de 1946. Ingressou na Faculdade de Medicina na Universidade de Camerino, província de Marche no ano de 1910, passando depois pelas universidades de Bologna e Nápoles, formando-se nessa última em 1916. Emigrou para o Brasil depois da primeira grande guerra, no ano de 1920. Trabalhou inicialmente em Porto Alegre, seguindo depois para Rio Pardo e Restinga Seca, onde construiu um hospital. Mudou-se para Joaçaba e Herval d'Oeste, onde também construiu um hospital. Em 1938 seguiu para Criciúma. Como seu desejo era adquirir um equipamento de raios X, e sendo Orleans a única cidade do sul de Santa Catarina a dispor de energia elétrica, seguiu para Orleans em 1938. Está sepultado em Joaçaba SC. 

O Dr. Piero Francesco Bertoni, se formou em Medicina na universidade de Modena, no ano de 1900, e se estabeleceu em Rio Grande. Era especializado em tisiologia, doença da qual era acometido e exerceu suas atividades junto a Santa Casa de Misericórdia de Rio Grande. 

O Dr. Riego Sparvoli, nasceu em Tolentino, província de Macerata, diplomado médico pela Universidade de Medicina de  Roma em 1907, radicou-se no Brasil no ano de 1912 trabalhando primeiramente na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e logo mais tarde transferindo-se para a cidade de Rio Grande. Participou da I Guerra Mundial onde exerceu a especialidade de cirurgião junto a Croce Rossa. Faleceu em 1947 devido a doença de Hodgkin.

Dr. Giuseppe Ricaldone iniciou os seus estudos de medicina em Roma, onde cursou o primeiro ano de Medicina. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, no ano de 1909. Exerceu sua profissão na Santa Casa de Misericórdia de POA e na sua clínica particular. O local onde então ficava a sua residência passou a ser conhecida por Morro Ricaldone, localizada entre os bairros Moinhos de Vento e Floresta.  

Dr. João Vassali nasceu em 1877. Formou-se na Faculdade de Medicina de Nápoles. Clínico e cirurgião exerceu a profissão na Santa Casa de Livramento. Também trabalhou em Garibaldi, Getúlio Vargas e Erebango. Nesta última cidade fundou um hospital as suas próprias custas. 

Dr. Giovanni Maffei, formou-se na Universidade de Nápoles, trabalhou como assistente de cirurgia no Hospital Humberto 1º, em São Paulo, e depois se radicou em Vila Montauri, município de Guaporé. 

Dr. Daniel Biasotti, formado pela Universidade de Gênova, especializou-se em clínica geral e cirurgia e se estabeleceu em Muçum, RS, depois de passar um tempo trabalhando em São Paulo. 

Dr. Nicola Turi exerceu a medicina nas especialidades de clínica geral e a cirurgia no Hospital Italiano de Montevidéu e mudou-se para o Brasil, estabelecedo-se em Santa Maria. 

Dr. Pedro Turi exerceu a profissão em Cruz Alta.

Dr. Vicenzo M. Bornancini, formado na Universidade de Pádua em 1905, foi médico oftalmologista e diretor do Hospital Nossa Senhora Rosário da Pompéia em Caxias do Sul.

Dr. Giovanni Canessa, formado em Gênova, primeiro médico do Hospital São Roque de Getúlio Vargas, em 1927. Fundou um hospital em Erebango, no Alto Uruguai. 

Dr. João Orestes Medaglia, nascido em Morano Calabro em 1900 veio para o Brasil ainda muito jovem junto com a sua família no ano de 1903. Fez o curso primário e secundário em escolas de Porto Alegre e retornou à Itália para fazer o curso de Medicina, diplomando-se em Nápoles em 1924, estudos de especialização em Roma, Turim, Florença. Paris  e Rio de Janeiro. Retornou à Porto Alegre onde exerceu a profissão. Teve passagem pelo interior do estado trabalhando em Erechim e Sarandi. Morou também em Colorado e Porto União no estado de Santa Catarina, antes de se radicar definitivamente em Passo Fundo, no ano de 1937. 

Dr. Giuseppe Carotenutto, nasceu em Nápoles, em 1900, formado pela Real Universidade de Nápoles em 1923. Emigrado no Brasil trabalhou em Santo Ângelo e posteriormente em Porto Alegre.

Dr. Romulo Carbone nasceu em 1879, em Priocca, província de Cuneo, região do Piemonte. Formou-se em Modena, em 1903. Em 1914 transferiu-se para Porto Alegre e depois para Caxias do Sul. Faleceu em 1961. 

Dr. Paolo Rosito, nasceu em Morano Calabro, província de Cosenza, região da Calábria no ano de 1906,  formado em Roma, em julho de 1932, trabalhou em Getúlio Vargas, ano 1935. Faleceu em 1988 em São Paulo.

Dr. Marco Finocchio nasceu em Messina, em 1894. Diplomou-se na faculdade de Medicina da mesma cidade. Fez o curso de aperfeiçoamento do Prof. Burn na Universidade de Berlim, nos anos de 1921 e 1922. Foi assistente de Higiene da Universidade de Messina e diretor do Instituto Pasteur no período de 1923 a 1932. Pelas datas este médico se estabeleceu no Brasil com pelo menos 38 anos de idade. Radicou-se em José Bonifácio (Erechim) onde trabalhou como clínico geral e cirurgião. 


Dr. Giovanni Ravelli em seu consultório

Dr. Romulo Carbone na Revolução de 1923





Alguns outros médicos que também exerceram a profissão no Rio Grande do Sul:


Giovanni Campelli cirurgião

Arrigo Cini oftalmologista 

Silvio Scopel cirurgião, formado no ano 1901, em Pádua, trabalhou em Cachoeira

Vincenzo Bonacini oftalmologista

Ricardo D'Elia imigrou para o Brasil em 1888

Renato Del Mese, nasceu em 1899, formado em 1924, na universidade de Roma, trabalhou em Caxias

Luigi Cardelli

Luigi Finotti cirurgião, trabalhou em Caxias e POA


Giovanni Ravelli, clínico geral em Caxias 

Daniele Biasotti, 1888,  formado 1923 na Universidade de Genova, trabalhou em Guaporé 

Lorenzo Cichero, formado em Genova, ano 1993

Almerico Stanzione, 1879, formatura 1906, Nápoles, trabalhou em POA
 
Marco Finocchio, nasceu em 1894, formado em 1920, na Universidade de Messina, trabalhou em José Bonifácio (Erechim) 
 
Giovanni Maffei, nasceu em 1905, formatura em 1938, na Universidade de Nápoles, trabalhou em Guaporé

Pasquale D'Agostini, 1870, formado em 1900, na Universidade de Nápoles, trabalhou em São Sepé

Oreste Bernardi foi diplomado em 1931

Luigi Gallicchio, nasceu em 1905, diplomado em 1931 na universidade de Nápoles, trabalhou em Lagoa Vermelha

G. Lanzara

Fausto Agostini, nasceu em 1893, formado em 1919, na Universidade de Nápoles, trabalhou em Porto Alegre

Beniamino Giorgio, nasceu em 1896, formado na Universidade de Genova, trabalhou em  Bento Gonçalves

Pietro Turi, nasceu em 1878, formado em 1906, na Universidade de Nápoles, clínico e cirurgião, trabalhou em Cruz Alta

Nicola Turi, nasceu em 1873, formatura em 1899, na Universidade de Nápoles, trabalhou em Santa Maria

Andrea Simone, formatura 1924, na Universidade de Pavia, trabalhou em Santo Ângelo

Enrico Fracasso, formatura 1905 na Universidade de Pádua, trabalhou em Caxias

Giuseppe Canessa, nasceu em 1885, formado na Universidade de Genova, trabalhou em Getúlio Vargas

Giovanni Vassalli, nasceu em 1877, formado em 1902, na Universidade de Nápoles, trabalhou em Livramento
 
Vicenzo M. Bornancini, formado em 1905 na Universidade de Pádua, trabalhou em Caxias como oftalmologista
 
Attilio Giuriollo, nascido em 1890, formado na Universidade de  Pádua, trabalhou em Caxias

Lucio Pandolfi, formado em 1935, na Universidade de Roma, trabalhou em Porto Alegre

Riego Sparvoli, nascido em 1882, formado em 1907, na Universidade de Roma, trabalhou em Rio Grande

Piero Bertone formado 1900 na Universidade de  Modena, trabalhou em Rio Grande

Ângelo Martini, formado em 1905, trabalhou em Pinheiro Machado

Alessandro Passini, nascido em 1902, formado em 1926, na Universidade de Bolonha, trabalhou em Farroupilha

Enzo Salaroli, formado em 1920, na Universidade de Bolonha, trabalhou em José Bonifácio (Erechim)

Giulio Motti, nascido em 1882, formatura em 1906, nas Universidades de Parma e Bolonha, trabalhou em Garibaldi

Oreste Bernardi, formado na Universidade de Nápoles, no ano 1931

Cesare Ferrari, trabalhou em Uruguaiana

Romulo Carbone

Gaetano Anella, formado na Universidade de Nápoles em 1904, ginecologista e obstetra, trabalhou em Rio Grande

Riccardo Cosulich, nascido em 1900, formado em 1924 na Universidade de Gênova, trabalhou em Santa Rosa
Vicco Barbieri, formado em 1901

Enzo Salaroli, formado na Universidade de Bolonha em 1920, trabalhou em  José Bonifácio (Erechim)

Vicenzo Caruso

Salvatore Caruso Mac Donald, nascido em 1871, formado pelas Universidades de Nápoles e Palermo, trabalhou em José Bonifácio (Erechim)

Gino Castaldi, formado em 1924, na Universidade de Pisa, trabalhou em Santa Maria 

Renzo Rosa, nascido em 1897, formado em 1926, na Universidade de Padua, trabalhou em Porto Alegre

Cesare Ferrari, nascido em 1880, formado em 1910, na Universidade de Pavia, trabalhou em Uruguaiana

Luigi Finotti, formado na Itália e Bélgica, trabalhou em Porto Alegre como clínico e cirurgião

Renzo Rosa, formado em Pádua no ano de 1923

Lucio Pandolfi, formado em 1935, na Universidade de  Roma, revalidou o diploma em POA no ano de 1937 

Ottavio Giuriolo, formado na Universidade de Pádua 

Riccardo Cosulich, formado na Universidade de Gênova, no ano de 1924 

Vicenzo Guaragna, formado na Universidade de Nápoles no ano 1919

Carmine Letizia, formado na Universidade de Nápoles, no ano de 1929

Umberto Ongaro, formado na Universidade de Pádua, no ano de 1920, chegou no Brasil em 1933

Domenico Oss, formado na Universidade de Pádua em 1923, chegou no Brasil em 1933 

Emanuele Oss, formado na Universidade de Modena, no ano 1926

Alessandro Pacini, formado na Universidade de  Bolonha, no ano 1926

Biaggio Padula, formado na Universidade de Nápoles, no ano de 1924

Silvio Petinelli, formado na Universidade de Roma, no ano de 1911 

Francesco Rizzi, formado na Universidade de Nápoles, no ano de  1902

Giuseppe Baldoni, formado na Universidade de  Bolonha, no ano de 1921

Piero Bertoni, formado em 190o

Daniel Biasatti, formado na Universidade de Genova, no ano 1923

Dino Caneva, formado em 1910 

Piero Caruso, formado na Universidade de Messina, no ano 1896 

Salvatore Caruso, formado na Universidade de Palermo no ano de 1900

Gino Cataldi, formado na Universidade de Pisa, no ano de 1924

Donato Di Donato, formado em 1900

Cesare Ferrari, formado na Universidade de Pavia, no ano de 1910

Enrico Fracasso, formado na Universidade de Pádua, no ano 1905

Angelo Gattoni, formado na Universidade de Turim

Michelangelo Menchiona, formado na Universidade de  Nápoles, no ano de 1899 

Marcello Mengotti, formado na Universidade de Viena, no ano de 1918

Giulio Motti, formado na Universidade de Bolonha, no ano de 1906

Celso Taddei, formado na Universidade de Florença, no ano 1901

Arturo Filose, médico cirurgião em Santa Maria

Cesare Merlo, trabalhou em Caxias, Jaguari, Cruz Alta e Santa Maria

Pietro Francesco Bertoni

Di Lorenzo

De Paoli 

Carmoncini

Vicenti 

Sinisgalli 

Pietro Polcenigo 

Melone 

Scadutto

Dal Vesco

Candia

Biaggio Rocco

Pasquale Manera

Guido Nastrucci, residia em Uruguaiana

Donatelli








Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS