segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Semeando o Amanhã: A Vida dos Barccari na Terra Brasileira




Daniele Barccari e sua esposa, Isabella Marzzotto, decidiram deixar para trás a tranquila vila , próxima da cidade de Bari, onde viviam na região da Puglia, e aventurar-se numa jornada transoceânica rumo ao Brasil no ano de 1890. Na verdade, eles e vários milhares de compatriotas, estavam sendo compelidos a emigrar devido à situação econômica na Itália naquele período, especialmente às frustrações de safras causadas pelas mudanças bruscas no clima. Anos de secas prolongadas e chuvas torrenciais destruindo as lavouras levaram Daniele e Isabella a buscar uma nova vida. Vivendo como agregados nas terras de um grande latifundiário local, eles enfrentavam a escassez de alimentos e a fome, com a situação não sendo diferente para tantos vizinhos.
Daniele, nascido em 1865 em Alberobello, província de Bari, Puglia, era um hábil agricultor, enquanto Isabella, nascida em 1870 em Gioia del Colle, trazia consigo o calor e a coragem típicos das mulheres da Puglia. O embarque no navio Hindoustan, no porto de Nápoles, levou-os ao Brasil, mais especificamente à São Paulo, com seus dois filhos pequenos. Tinham sido contratados para trabalhar nas terras da Fazenda Araras, propriedade de um rico fazendeiro, próximo a Campinas, Daniele e Isabella se dedicaram ao cultivo do café.
A vida na fazenda Araras exigia esforço, com o casal capinando entre as fileiras de café e colhendo e secando os grãos durante a safra, juntamente com mais de uma centena de outros imigrantes, todos italianos, que também moravam na grande propriedade. Com permissão do fazendeiro, organizaram uma pequena plantação própria para se manterem e criaram alguns animais para sustento. A fazenda tornou-se o epicentro da vida dos Barccari, onde cultivavam não apenas alimentos, mas também uma comunidade forte, compartilhando histórias e tradições com outros imigrantes italianos.
A história dos Barccari não foi isenta de tristezas. Perderam um filho ainda na Itália, e no Brasil, um segundo filho partiu precocemente. No entanto, a esperança não os abandonou. O nascimento de Teresa, seguida por Marco, Maria, Luigi e Sofia, trouxe luz renovada à família. Daniele, ciente dos desafios financeiros, tomou decisões inovadoras para garantir o sustento, como a compra de insumos mais baratos quando podiam ir até Campinas.
Anos de trabalho árduo e economias cuidadosas permitiram que os Barccari realizassem o sonho de possuir suas próprias terras. Adquiriram um pedaço de terra fértil próximo à já grande cidade, estabelecendo-se com seus filhos casados e os primeiros netos. Teresa, uma das filhas, casada com Angelo Anzalotto, também adquiriram um terreno próximo para construir uma vida com desafios e conquistas. Angelo, habilidoso agricultor, contribuiu ativamente para o florescimento da nova propriedade.
Os Barccari não apenas conquistaram terras, mas desempenharam um papel vital no desenvolvimento da região, deixando um legado na história da imigração italiana no Brasil. A história dos Barccari é uma celebração da força da família, da herança italiana e do espírito empreendedor que os impulsionou a criar um legado duradouro em terras estrangeiras.