terça-feira, 26 de setembro de 2023

Alguns Imigrantes Italianos no Navio Washington Abril de 1886


 


Navio Washington
 

Lista de passageiros italianos


Porto do Rio de Janeiro

 
05 de Abril de 1886














Epidemia a Bordo: A Trágica Jornada dos Imigrantes Italianos Rumo ao Brasil


 

Antonio era um imigrante italiano que decidiu arriscar tudo e embarcar em um navio em busca de uma vida melhor. Como muitos outros italianos na época, ele partiu do porto de Nápoles em direção à América do Sul, especificamente para o Brasil para trabalhar em uma fazenda de café do interior do estado de São Paulo onde já moravam alguns parentes. O ano era 1919, logo após o fim da Grande Guerra  e a viagem prometia ser longa e cansativa.

A viagem de navio através do Atlântico era um sonho de muitos imigrantes italianos que buscavam uma nova vida em um país estrangeiro. Para muitos, o medo e a expectativa eram grandes, mas para outros, a viagem era vista somente como um grande desafio para as suas sofridas vidas. Era uma época em que viver na Itália era difícil  e as perspectivas de trabalho e educação eram muito limitadas causadas pelo longo conflito. Muitos italianos partiram em busca de uma vida melhor, enfrentando o desconhecido a procura  de novas oportunidades.

Ele partiu de Nápoles com a intenção de encontrar seus irmãos mais velhos que já estavam vivendo no país há uns 4 anos. A bordo do navio, ele se juntou a outros imigrantes italianos do norte e do sul do país que compartilhavam da mesma esperança e expectativa. No entanto, a felicidade da viagem seria abalada por uma grave epidemia que se alastrou a bordo.

Logo nos primeiros dias, Antonio notou que muitos passageiros estavam tossindo, vomitando e com febre alta. Alguns dias depois, o médico de bordo identificou a doença como gripe espanhola, uma epidemia que ainda assolava o mundo na época. A bordo, havia poucos medicamentos e suprimentos médicos, e a tripulação estava sobrecarregada devido ao grande número de doentes inclusive funcionários de bordo.

A doença se espalhou rapidamente pelo navio, e muitos passageiros foram colocados em quarentena. O medo e o pânico tomaram conta do navio, e os passageiros se isolaram em seus camarotes. As condições de higiene a bordo eram precárias, o que contribuiu para a rápida propagação da epidemia.

Antonio ficou preocupado com sua própria saúde, mas também com a de seus irmãos e amigos que viajavam com ele. Ele se recusou a se isolar em seu camarote e tentou ajudar o pessoal de bordo, colaborando nos cuidados aos  doentes. Ele e outros voluntários tentavam manter o ambiente o mais limpo possível, limpando as áreas comuns e ajudando alimentar os doentes.

Os dias se passaram lentamente e a epidemia parecia não dar trégua. Antonio continuou trabalhando ajudando o pessoal da tripulação a a distribuir os remédios existentes. Ele se sentiu um pouco cansado, mas recusou-se a se entregar à doença. Seus irmãos, que também estavam doentes, estavam em quarentena e ele não podia visitá-los.

Os dias e as noites no navio foram marcados por uma sensação de medo e incerteza. Muitos passageiros morreram e foram jogados ao mar, sem cerimônias adequadas. A tripulação estava sobrecarregada e os passageiros se sentiam abandonados e desamparados.

Antonio, no entanto, continuou a ajudar como podia, apesar de sua própria saúde estar se deteriorando. Ele se recusou a se isolar e continuou trabalhando incansavelmente para ajudar os outros. Ele começou a ter febre alta e sua tosse piorou, mas ele se recusou a desistir. Ele sabia que seus irmãos dependiam dele e que muitos passageiros estavam em situação ainda pior.

À medida que a viagem se aproximava do fim, a epidemia começou a diminuir, graças aos esforços do pessoal de bordos e voluntários como Antonio. Muitos passageiros se recuperaram, mas outros não tiveram tanta sorte. Antonio perdeu alguns amigos e conhecidos durante a epidemia, o que o deixou profundamente triste.

Finalmente, o navio chegou ao seu destino, mas a chegada não foi como eles imaginaram. As autoridades portuárias temiam a propagação da epidemia e o navio foi colocado em quarentena. Antonio e os outros passageiros tiveram que permanecer a bordo por mais alguns dias antes de poderem desembarcar.

Quando finalmente desembarcaram, muitos dos imigrantes italianos estavam fracos e doentes. Eles foram levados a hospitais para tratamento e mais alguns morreram. Antonio e seus irmãos foram colocados em quarentena por mais algumas semanas, antes de serem liberados para se estabelecerem no novo país.

A experiência no navio deixou uma marca profunda em Antonio e em muitos outros passageiros. A epidemia mostrou a fragilidade da vida humana e como uma doença pode se espalhar rapidamente em condições de higiene precárias. Mas também mostrou a coragem e a solidariedade dos passageiros, especialmente aqueles que trabalharam incansavelmente para ajudar os outros.

A viagem de navio através do Atlântico foi uma jornada difícil para Antonio e outros imigrantes italianos, mas eles superaram os obstáculos e conseguiram chegar ao seu destino. A epidemia foi um desafio terrível, mas também trouxe à tona o melhor da humanidade, com muitos passageiros trabalhando juntos em solidariedade para enfrentar a doença. A viagem acabou deixando uma lição valiosa sobre a importância da cooperação e da empatia em momentos difíceis.


Texto
Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS