sexta-feira, 24 de julho de 2020

Belluno e a sua História



A cidade celta Belodonum, um milênio antes da chegada dos romanos, já era uma importante cidade paleo-veneziana ao longo da rota pré-histórica que unia importantes santuários como Lagole, em Cadore, ao Noal de Sedico e ao povoado de Mel 

A localização privilegiada fez dela um importante 'município' nos tempos romanos quando importantes vias de comunicação passaram por ele, conectando-se a importante estrada romana Claudia Augusta Antinata e a Cadore. 



Com o domínio carolíngio no século VIII e durante toda a Idade Média, o principado dos bispos-condes afirmou-se no século X, com o bispo João II, quando então se estendeu por toda a bacia do Piave e além, de Cadore a Feltre, em Bassano e parte do Valsugana, no Pordenonese e até Jesolo. 

Depois, o épico ezzeliniano no século XIII, Ezzelino III, o tirano que perturbou o equilíbrio feudal e abriu a temporada dos senhores e municípios. É a vez dos nobres Da Camino trevisanos, os Scaligeri de Verona, os Carraresi de Pádua e até os Visconti de Milão.

Mas a época mais característica e importante aconteceu com a sua passagem para  os domínios da Serenissima Republica de Veneza, no ano de 1404. 

Belluno então tornou-se a conhecida capital da montanha, cidade estratégica e um centro de triagem para as atividades fundamentais de mineração das regiões de Cadore, Zoldano e do  Agordino, bem como o trânsito de empresas que usavam o rio Piave para navegação e transporte da madeira de Cadore para Veneza.