sexta-feira, 17 de julho de 2020

Giacomo Piazzetta Escultor em Madeira e Mármore

Ezequiel (detalhe)


Giacomo Piazzetta foi uma das figuras mais interessantes no panorama da escultura veneziana entre os séculos XVII e XVIII.
Injustamente esquecido entre os séculos XVII e XIX, a sua recuperação crítica e historiográfica só aconteceu com os trabalhos de Enrico Lacchin, renomado crítico de arte que o reavaliou no final da década de 1920.
Pouco se sabe sobre o artista e sua vida. Nascido no comune de Pederobba, província de Treviso o seu pai se chamava Domenico. Por motivo de trabalho transferiu-se para Veneza por volta de 1665, onde trabalhou na oficina de Santo Pianta. Casou-se com Angela em 20.05.1677 e viviam na paróquia de S. Felice em Veneza. Sabe-se que ela morreu de parto. Giacomo era pai do famoso pintor veneziano Giovanni Battista Piazzetta, este já nascido em Veneza. 



Seu primeiro trabalho documentado é a uma decoração complexa e detalhada, em madeira de nogueira, da biblioteca do convento dos padres dominicanos na basílica veneziana de São Giovanni e Paolo. Alguns anos depois produziu outros trabalhos importantes na construção dos altares e outras obras de madeira da Scuola de S. Maria della Carità. Trabalhou também na decoração das Procuratorie na piazza S. Marco. Infelizmente, a maioria de seus trabalhos foram perdidos especialmente devido à saques ocorridos durante a invasão napoleônica e austríaca à partir de 1807. O Piazzetta não era apenas um escultor e entalhador de madeira, mas também um escultor de mármore, como atestam as esculturas de São Romualdo levado para o céu por dois anjos, localizada no altar deste santo na igreja de San Michele, em Isola, Veneza. 



Detalhe do forro da Scuola Grande dei Carmini em Veneza

 
Basílica SS Giovanni Paolo em Veneza

Estátua em mármore de San Giovanni Battista
Chiesa dei Santi Apostoli di Cristo 
Veneza




Basílica Santos Giovanni e Paolo



Dr. Luiz Carlos Piazzetta