sexta-feira, 1 de junho de 2018

Os campanários de Veneza







Antigamente, eles além de sinalizarem as horas e servirem para chamar os fiéis às funções religiosas, alguns campanários venezianos tinham também a função de faróis para os navios, como o Campanile di San Marco, o de San Nicolò, no Lido, o de S. Francesco delle Vigne e o de San Pietro di Castello. Ainda hoje os barcos e navios que entram no "bacino" usam algum dos campanários como ponto de referência para assinalar a rota. 
Também tiveram importância como ponto de observação e eventualmente na defesa da cidade. Os campanários venezianos tem como característica comum o fato de nunca estarem no prumo perfeito, porém um pouco inclinados. Isso se deve ao afundamento progressivo durante o longo tempo de existência, pelo enorme peso sobre um terreno geralmente não tão firme. Alguns tiveram que ser reconstruídos por diversas vezes, devido desabamentos ocorridos no decorrer dos séculos. 
Infelizmente alguns dos “campanili di Venezia”, que se inclinaram demais tiveram que ser demolidos, devido o perigo que representavam. 



Nos dias de hoje ainda existem mais de uma centena deles, espalhados por toda a cidade e nas ilhas vizinhas. Apesar de poderem parecerer muito iguais, eles tem arquitetura diferente e história muito diversa. Alguns deles podem ser visitados e a vista da cidade que propiciam lá do alto é espetacular. 
O mais famoso deles, e também o mais alto, é aquele de San Marco, localizado ao lado do Palazzo Ducale, nella Piazzetta de mesmo nome. Ele é conhecido também pelo apelido de “Paròn di Casa” e o seu sino maior é denominado “La Marangona”. Foi erguido no século IX, mas, desabou em 1902, tendo sido reconstruído.
Alguns desses campanários chamam a nossa atenção por estarem hoje bem fora do prumo, como que desafiando a gravidade, por exemplo o “campanile di San Giorgio dei Greci”, o “campanile di San Piero di Castello” ou o “campanile de Santo Stefano”


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS