quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Centro de Pesquisas Genealógicas de Nova Palma

 


Na cidade gaúcha de Nova Palma se encontra o Centro de Pesquisas Genealógicas, um grande arquivo com os registros de aproximadamente 50 mil famílias de imigrantes italianos. Este volumoso arquivo é visita obrigatória para aqueles que estão procurando os documentos para o reconhecimento da cidadania italiana.

A idéia da criação desse arquivo foi do falecido padre Luiz Sponchiado, conhecido carinhosamente na região como padre Luizinho, o qual durante toda a sua vida, pacientemente, coletou e catalogou todos os documentos e também fotos de tudo que dizia respeito a colonização italiana na 4ª Colônia. 

O acervo e o museu estão localizados no interior do Rio Grande do Sul, no município de Nova Palma, o qual também faz parte da quarta colônia italiana, como é chamada toda esta região próxima a cidade de Santa Maria, por ter sido o quarto núcleo de colonização italiana criado no Rio Grande do Sul.

O Centro de Pesquisas Genealógicas funciona de segundas às sextas, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As informações sobre ascendência italiana são fornecidas aos interessados apenas pessoalmente ou por carta. Informações e agendamentos de visitas pelo telefone (55) 3266-1440 ou pelo e-mail cpgnovapalma@gmail.com