sexta-feira, 18 de março de 2022

Algumas Solicitações dos Imigrantes Italianos de Morretes ao Imperador Don Pedro II

 

Emigrantes italianos no convés de um navio



No ano de 1880 o Imperador do Brasil, Don Pedro II, fez uma visita à Província do Paraná. Os imigrantes italianos, moradores nas diversas colônias de Morretes, apresentaram vários requerimentos e abaixo-assinados, datados de Junho de 1880, com algumas reivindicações ao monarca. Este documento com os nomes dos solicitantes pode ser visto e estudado. 

Estação de Morretes



Entre os pedidos daqueles imigrantes está um encabeçado por Giacomo Arboit, morador na Colônia Nova Itália, solicitando que o imperador mandasse fornecer ferragens e outros materiais necessários para construção de um moinho para fazer a farinha de milho, usada na confecção da polenta, alimento muito usado por eles.





Em outro abaixo-assinado, com data de 3 de Junho de 1880, encabeçado pelo imigrante Alessandro Bridarolli, solicitavam cobertura de telhas para as suas pequenas casas em substituição daqueles de palha. Também a concessão de gratuidade nos bilhetes da balsa entre Barreiros e a cidade, ou a licença para a construção de uma ponte.


Em outro abaixo assinado encabeçado pelo imigrante Giovanni Tassi também cobravam do imperador a doação de telhas de barro para cobrirem as suas casas, em substituição daquela de palha que usavam. 


Em outra solicitação com a mesma data, o imigrante de nome Giuseppe Comei pedia ao imperador o abono alimento a que tinha direito e também telhas para cobrir a sua pequena casa.


Em um outro pedido pessoal, com a data de 2 de Junho de 1880, a imigrante Caterina Vollodel, suplicava à sua majestade para mandar para sua companhia o seu filho Pietro Vollodel com a sua esposa e os três filhos do casal, seus netos, que foram destinados para Santa Catarina e ela não sabia mais o destino deles. 


Muitos outros requerimentos foram apresentados ao soberano mas, não tiveram a sorte do devido encaminhamento, ou mesmo, muitos deles não foram deferidos pelo soberano.


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS