domingo, 27 de maio de 2018

Emigração Italiana Destino Brasil


Para se entender o fenômeno da emigração italiana para o Brasil devemos antes analisar alguns aspectos do país que estavam ocorrendo no final do século XIX e início do século XX. Por interferência direta da Grã Bretanha, na época uma superpotência, o Brasil foi coagido a pôr um fim no tráfico de escravos que provinham da África negra. Em 1850 com a Lei Eusébio de Queirós foi definitivamente proibido o tráfico de escravos. 
Esses indivíduos, de ambos os sexos, eram tirados à força de suas terras e transformados em escravos, quase sempre por outros negros de tribos rivais. Representavam a verdadeira força motriz do desenvolvimento do Brasil, inicialmente nas plantações de cana de açúcar e mais tarde nas lucrativas plantações de café. Com a proibição do tráfico começou a faltar a mão de obra necessária para a expansão dessa cultura. Nessa mesma época o Brasil já era o maior produtor mundial de café e as plantações localizadas, principalmente, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo necessitavam de um grande número de trabalhadores cada vez maior. As novas leis que foram editadas em seguida, como a Lei do Ventre Livre, em 1871 e a Lei dos Sexagenários, anunciavam que o fim da escravidão no Brasil estava próximo. Também um outro fator importante é que os escravos existentes envelheciam, e a reprodução natural não conseguia repor a mão de obra dos que eram afastados,  deixando de produzir. 


As plantações de café no estado de São Paulo estavam em plena expansão necessitando cada vez mais de mão de obra e os escravos liberados não eram suficientes para suprir as necessidades cada vez maiores. 
Por outro lado a Itália tinha recentemente passado pelas guerras de independência e a economia da nação ainda estava muita debilitada. Ao mesmo tempo as taxas de crescimento demográfico e de desemprego cresciam assustadoramente. A unificação da Itália e a anexação do Vêneto criaram diversos problemas como impostos altos e desemprego no campo. Foram os mais pobres que tiveram que aguentar nas suas costas os gastos para a formação do reino da Itália.   No mesmo período os Estados Unidos começavam a impor barreiras para conter o ingresso de estrangeiros. Todos esses fatores farão com que à partir de 1870 tivesse início a grande emigração de italianos para o Brasil. 

Imigrantes Italianos Atravessando de Barco o Rio Caí no Rio Grande do Sul

O governo da época considerava que os brasileiros eram incapazes de sozinhos desenvolverem o país. A política de imigração tinha mais um o propósito além de oferecer a mão de obra que já estava faltando, para colonizar as enormes extensões de território ainda improdutivos, que era aumentar o número proporcional de brancos na população brasileira. Neste projeto os negros e mestiços iriam pouco a pouco desparecendo, através da miscigenação com os imigrantes europeus. Para esses fins, os emigrantes italianos preenchiam todos os requisitos necessários, sendo considerados um dos melhores, pois, além de brancos também eram de religião católica. As autoridades acreditavam que a assimilação com a sociedade brasileira seria fácil e ainda contribuiriam para o “branqueamento” da população.
Foi à partir de 1870 que a imigração italiana no Brasil toma corpo e entre 1887 e 1902 se transforma em um grande fenômeno de massa. De 1880 à 1924 chegaram no Brasil 3.600.000 imigrantes, de várias nacionalidades, e os italianos representavam 38% deste total. O Brasil foi  o terceiro colocado no número de imigrantes italianos que recebeu, ficando atrás somente dos Estados Unidos, com 5.000.000 e da Argentina com 2.400.000. 
O número de emigrantes que deixavam a Itália podia ser comparado a um verdadeiro êxodo e foi por volta do início do século XX, que apareceram nos jornais italianos notícias das péssimas condições que o italianos estavam recebendo nas fazendas de café do Estado de São Paulo. Muitos queriam retornar para a Itália, desistindo do sonho brasileiro, mas, como tinham débitos para saldar, principalmente com os custos da viagem, não podiam faze-lo de imediato. Assim, devido esses fatos ocorridos, em 1902 o governo italiano emitiu um decreto, chamado de Decreto Prinetti, uma lei que proibia a emigração subsidiada de cidadãos italianos para o Brasil. À partir de então quem quisesse emigrar, para esse destino, devia pagar os bilhetes da viagem. 

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS