quarta-feira, 12 de maio de 2021

Sacrário Militar Francês em Pederobba

Monumento Militar Francês em Pederobba

 

Ao lado esquerdo da estrada conhecida por Via Feltrina, no sentido de quem vai de Treviso para Feltre, encontramos o grande sacrário militar francês, uma homenagem aos soldados franceses mortos nas operações bélicas da I Grande Guerra Mundial. Está localizado no município de Pederobba, na província de Treviso, frente ao simbólico rio Piave e próximo do histórico Monte Tomba. 

O grande monumento foi  inaugurado em junho de 1937, na mesma ocasião daquele outro de Bligny, município do departamento de Aube, na França. Este também um monumento funerário que reúne mais de 4.400 italianos mortos na frente ocidental.

O monumento foi idealizado pelo arquiteto Camille Montagne e representa uma gigantesca parede de pedra que simboliza o avanço inimigo detido com o sacrifício desses soldados. No interior da muralha encontram-se inúmeros  nichos onde repousam os despojos de cerca mil soldados, que caíram nas batalhas finais. Ao pé desta grande muralha, estão gravados, em ordem alfabética, os seus nomes e somente doze desses corpos ainda permanecem como desconhecidos. 


Sacrário Militar Francês em Pederobba (TV)

O monumento se completa com um gigantesco grupo de estátuas em primeiro plano que representam a Mãe Itália e a Mãe França, unidas na dor, segurando seu Filho morto sobre os joelhos.