quinta-feira, 21 de abril de 2022

As Vilas Palladianas no Vêneto

 


Ao longo da sua profícua vida profissional como arquiteto, Andrea Palladio projetou mais de vinte vilas na República de Veneza. Entre elas podemos lembrar de:


Villa La Retonda



A Villa Capra, conhecida mais tarde por La Retonda, se ergue em uma pequena colina perto de Vicenza. É talvez a mais conhecida e famosa de todas as vilas projetadas por Andrea Palladio. Foi construída nos primeiros anos da segunda metade do século XVI e recebeu este nome por ter sido comissionada por Monsenhor Almerico Capra, para ser a sua residência. É hoje uma construção reconhecida pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade.


Villa Angarano


Localizada em Bassano del Grappa, província de Vicenza, foi a residência de Giacomo Angarano. Sua arquitetura foi bastante modificada durante os anos seguintes a sua construção, perdendo muito das características originais, mas, ainda assim mantendo muitos traços do seu criador. As alas laterais são claramente de Palladio e o corpo da construção é obra de Baldassare Longhena, realizar no século XVI.



Villa Chiericati



A Villa Chiericati está situada em Vancimuglio, uma pequena localidade do município de Grumolo delle Abbadesse, Província de Vicenza. Foi projetada pelo arquiteto Andrea Palladio em 1550 e concluída postumamente em 1584. A sua construção foi comissionada por Giovanni Chiericati para ser a sua residência. Faleceu antes de nela morar e a construção não estava totalmente acabada. O novo proprietário Ludovico Porto, em 1574, contratou Domenico Groppino, para a conclusão das obras, o qual anteriormente já havia colaborado com Palladio.


Villa Godi Valmarana

A Villa Godi está situada em Lugo de Vicenza, na província de Vicenza. Foi um dos primeiros projetos do famoso arquiteto, tendo sido descrita em seu livro "Quattro libro d'Architetura" onde trata de teorias da arquitetura. A construção foi comissionada pelos irmãos Girolamo, Pietro e Marcantonio Godi e iniciada em 1542, sofrendo modificações posteriores sobre a entrada e nos jardins internos. Abriga hoje um Museu Paleontológico.
 

Villa Thiene


Está localizada no município de Quinto Vicentino, província de Vicenza. Foi construída para Marcantonio e Adriano Thiene, por Andrea Palladio após 1542, provavelmente se baseando em projeto de Giulio Romano. Foi posteriormente remodelada após 1740, por Francesco Muttoni, que deu o seu aspecto atual. 

Villa Trissino




A Villa Trissino está localizada em Cricoli, perto de Vicenza, construída em grande parte no século XVI. Foi a residência do literato e humanista Gian Giorgio Trissino. 

Villa Saraceno

Localizada em Agugliaro, província de Vicenza, construída para Biagio Saraceno entorno de 1548.


Villa Valmarana



A Villa Valmarana, construída na localidade de Vigardo, no município de Monticello Conte Otto, província de Vicenza. Também é conhecida como Villa Valmarana Bressan foi projetada por Andrea Palladio provavelmente em 1542, para os primos Giuseppe e Antônio Valmarana e tinha a finalidade de abrigar as duas famílias.

Villa Barbaro




Conhecida também como Villa Volpi ou Villa de Maser, está localizada neste município da província de Treviso. Projetada por Andrea Palladio entre os anos de 1554 e 1560 para os irmãos Daniele Barbaro e Marcantonio Barbaro, membros de uma nobre família veneziana que já de longa data exerciam importantes cargos no governo da Sereníssima República de Veneza. 



Villa Emo


Localizada em Fanzolo di Vedelago, província de Treviso, foi projetada em 1559 para a família Emo de Veneza. Ainda permanece tal como quando foi concluído e sempre pertenceu à família Emo até ser vendido em 2004.