quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Do Outro Lado da Mesa



 

Do outro lado da mesa


No momento em que o velho médico se viu assentado do outro lado da mesa de consultas, uma torrente de emoções assolou sua mente. Por décadas, ele havia ocupado o papel de curador, o detentor do conhecimento e do poder de aliviar o sofrimento dos outros. Mas agora, diante da doença que o acometia, ele se via impotente e vulnerável, enfrentando a própria fragilidade humana.

Ao longo de sua carreira, o médico havia testemunhado inúmeras vezes o medo e a angústia nos rostos de seus pacientes. Ele os acalmava, oferecia palavras de conforto e buscava soluções para suas aflições. Mas agora, era ele quem sentia a inquietude percorrer cada fibra de seu ser. Era como se o conhecimento e a experiência adquiridos ao longo dos anos não fossem suficientes para enfrentar a terrível incerteza que agora o cercava.

A sensação de finitude, que antes parecia distante, agora batia à sua porta de forma incontestável. A mortalidade, que ele havia enfrentado de maneira tão corajosa nos outros, revelava-se como um espectro assustador em sua própria vida. Pensamentos turbulentos invadiram sua mente, questionando o propósito de sua existência e o legado que deixaria para trás.

O velho médico, acostumado a ser o elo entre a doença e a cura, agora se via mergulhado em um conflito interno intenso. Ele sabia que, como paciente, deveria confiar na competência de seu colega de profissão, mas uma parte dele se sentia desconfortável ao renunciar o controle. Afinal, durante tantos anos, ele havia sido o protagonista das decisões médicas, guiando seus pacientes pelo caminho da cura. Agora, a narrativa havia mudado e ele se encontrava em uma posição de dependência.

A impotência frente à doença era um sentimento esmagador para o velho médico. Ele se viu confrontando a própria fragilidade do corpo, a incapacidade de controlar os eventos que se desenrolavam dentro dele. Era como se uma tempestade avassaladora tivesse invadido seu domínio, deixando-o à mercê de forças invisíveis e desconhecidas.

Em meio a essa turbulência emocional, o velho médico buscava um ponto de ancoragem, uma fonte de esperança que o ajudasse a enfrentar essa nova realidade. Ele recordou os momentos em que trouxera alívio e cura aos seus pacientes, e isso lhe deu forças para acreditar que também poderia encontrar um caminho de superação. Ainda que fosse doloroso admitir sua vulnerabilidade, ele sabia que precisava confiar no processo médico e permitir que outros cuidassem dele.

Enquanto aguardava a consulta com seu colega, o velho médico refletiu sobre a importância da empatia e da compaixão na prática médica. Ele compreendia agora, mais do que nunca, a importância de tratar não apenas os sintomas físicos, mas também as emoções e os medos que se manifestam nos pacientes. Ele sabia que cada indivíduo que cruzava o limiar de seu consultório tinha uma história única, assim como ele mesmo agora possuía uma história singular.

À medida que a consulta se aproximava, o velho médico sentiu um misto de apreensão e esperança. Ele entendia que a jornada em direção à cura poderia ser árdua e cheia de desafios, mas estava determinado a enfrentá-la com a mesma resiliência e coragem que havia demonstrado ao longo de sua carreira. Ele sabia que, embora agora fosse paciente, ainda possuía um papel ativo na busca pela sua própria saúde e bem-estar.

Ao entrar no consultório, o velho médico olhou para seu colega de profissão com gratidão e confiança. Ele reconhecia a importância de ter alguém ao seu lado, alguém que entendesse a complexidade de sua condição e pudesse oferecer orientação e cuidado. Nesse momento, ele sentiu uma conexão profunda com todos os pacientes que havia tratado ao longo dos anos, uma compreensão visceral do que significava estar do outro lado da mesa de consultas.

Enquanto o médico começava a explicar sua situação e a compartilhar seus medos, ele sentiu uma onda de alívio. Ele percebeu que sua voz não só era ouvida, mas também valorizada. Seu colega de profissão mostrou interesse genuíno e empatia, reafirmando a importância do relacionamento médico-paciente e a necessidade de uma abordagem holística para a saúde.

Conforme a consulta progredia, o velho médico experimentava uma mistura complexa de emoções. Por um lado, havia a tristeza e a frustração por não poder continuar a exercer plenamente sua profissão. Por outro lado, havia uma nova apreciação pela vulnerabilidade e uma compreensão mais profunda do sofrimento humano. Ele sabia agora que ser médico era mais do que aplicar conhecimento científico; era sobre estar presente para o outro, compartilhar suas dores e lutas, e oferecer apoio mesmo quando não se pode curar.

Conforme a consulta chegava ao fim, o velho médico se sentiu grato pela experiência. Ele compreendeu que, apesar de sua própria doença, ainda havia muito a aprender e a contribuir para o mundo da medicina. Ele percebeu que, independentemente do papel que desempenhasse - médico ou paciente - a busca pelo cuidado e pela cura era um esforço conjunto, uma dança delicada entre conhecimento, empatia e humildade.

Enquanto se levantava da cadeira, o velho médico sentiu uma nova determinação. Ele sabia que sua batalha contra a doença seria difícil, mas também reconhecia a importância de aproveitar cada momento, de abraçar a vida com gratidão e de valorizar as relações humanas que sustentam e dão significado à existência. Com um sorriso nos lábios e os olhos repletos de esperança, ele saiu do consultório, pronto para enfrentar os desafios que estavam por vir e com a certeza de que, mesmo do outro lado da mesa, ele ainda poderia deixar uma marca indelével no mundo da medicina.


Gigi Scarsea/Dr. Luiz Carlos Piazzetta
Erechim RS






Na Rota da História: Lista Original de Passageiros Italianos do Navio Righi




Navio Righi
Desembarque no Porto do Rio de Janeiro
em 21.01.1885