sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Imigração Friulana para o Brasil




As primeiras notícias sobre a possibilidade dos habitantes da atual região de Friuli Venezia Giulia poderem viajar para o Brasil como emigrantes datam do ano de 1872. No dia 8 de junho desse ano,  o cônsul geral do Brasil em Trieste enviou ao governo da cidade juliana alguns exemplares com a relativa tradução do contrato firmado no dia 31 de janeiro anterior em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, entre  o presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul e de Caetano Pinto & Irmão e Holtzweissig & C.ª para  introduzir quarenta mil colonos em dez anos. Na carta que acompanha a cópia do contrato, o cônsul geral pede que se faça o acordo "de publicidade para ciência e conhecimento dos interessados ​​nesta estipulação por aquele governo para não serem eventualmente enganados pelas empreiteiras ou seus prepostos". 

Pelo acordo, o Governo da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul "receberá os assentados na cidade de Rio Grande ou na capital Porto Alegre" e “garante aos colonos hospitalidade e alimentação na cidade de Rio Grande, bem como transporte de lá para esta capital ou para as Colônias Provinciais”. 





O ano de 1875 é quando os historiadores traçam o início da grande emigração italiana para o Brasil. Nos 50 anos seguintes, aproximadamente, um milhão e meio de italianos desembarcaram nos portos de São Paulo e Porto Alegre. Foram protagonistas de muitas das transformações da época: da abolição da escravatura à expansão da agricultura, da consolidação da economia exportadora à incipiente industrialização. E foi justamente com a abolição da escravidão em 1888 que a demanda de mão-de-obra nas plantações de café e cana-de-açúcar aumentou muito e atraiu muitos emigrantes europeus.
Naquele mesmo período, muitos outros italianos emigraram para diferentes regiões do mundo, mas poucos tiveram que passar por condições de trabalho e vida tão adversas como no Brasil. 

A situação sócio econômica do Friuli no final do século XIX

Na segunda metade do séculoXIX, a economia enfraqueceu porque o artesanato local e as fiações estavam em dificuldade devido à competição das indústrias mecanizadas lombardas que suplantaram a tecelagem manual local. Mas também devido ao aumento dos impostos com a Áustria, impostos sobre o solo e o sal. Os trabalhadores pobres, os meeiros, os inquilinos tiveram que se adaptar a salários de fome ou emigrar. Poucos foram os latifundiários que modernizaram a agricultura, em crise devido à propagação da doença da videira e à competição do trigo importado da América. Imediatamente após a anexação de Friuli à Itália, em 1866, a emigração assumiu proporções alarmantes. 
Todos os melhores trabalhadores partiram em busca de trabalho no vizinho estado austro-húngaro, na Baviera e na Alemanha. Apenas mulheres e crianças permaneceram em casa.
Em 1875, a emigração sazonal temporária foi acompanhada pela emigração transoceânica permanente para a Argentina, Brasil e Estados Unidos. Os pequenos agricultores venderam suas casas e fazendas e emigraram permanentemente.
América parecia significar espaço, terra, liberdade, emancipação e significava um rompimento limpo com adversidades e privações. 

A partida dos primeiros emigrantes 

Do município de San Giorgio della Richinvelda (3.000 680 habitantes) saíram cerca de 420 pessoas entre 1878 e 1898, famílias completas com idosos e filhos (analfabetos em sua maioria) que emigraram para o Brasil e Argentina onde eles encontraram extensões de terra para serem recuperadas e cultivadas sem equipamento adequado e qualquer tipo de apoio e assistência.
Nesse período, partiram para o Brasil as famílias de Luigi Biasutti com sua esposa, Ferdinando Venier, chamada de Bispo, com 6 membros, de seu irmão Giovanni Battista Venier com 5 membros, de Onorio Bisutti com 5. Para a Argentina Família de Giobatta Lenarduzzi com 10 membros, Luigi Pellegrin com 8, De Paoli conhecido como Maccanin com 9, Giuseppe Guerra com 8, Luigi Del Pin com 24: 74 pessoas ao todo. 




A odisséia da viagem

Saíram de Gênova em um navio a vapor (os veleiros terminaram as longas travessias por volta de 1850). O pernoite a bordo ocorreu nos dormitórios que continham centenas de pessoas amontoadas, verdadeira confusão, sujos, úmidos, com o ar irrespirável devido ao fedor chamado "fedor de emigrante" gerado pela elevada temperatura e secreções dos corpos sem banho (fezes, urina e vômito). Os dormitórios eram divididos por gênero, as crianças até certa idade podiam ficar com a mãe nos reservados para mulheres. Os homens e os meninos em outra parte da embarcação. As refeições foram distribuídas com o sistema de ração segundo critérios de justiça, em folha de flandres com colher e garfo. A mortalidade segundo as estatísticas da época era, para a América do Sul, de três a sete pessoas por viagem: as maiores vítimas eram as crianças que morriam principalmente de sarampo devido o aumento dos contatos pela superlotação; os partos foram de 3 a 4 unidades.
Após 30-35 dias de travessia eles chegaram ao Rio de Janeiro onde com outro barco menor navegaram ao longo da costa por cerca de dez dias para Porto Alegre, capital da Província do Rio Grande do Sul. Ao desembarcarem, iniciaram a longa caminhada de 10-15 dias para o interior da província, com uma carroça para bagagem e comida, passando por florestas e caminhos quase impenetráveis, até os lotes, a eles designados pelas autoridades, para serem desmatados e cultivados. O primeiro ano foi péssimo para todos, não tanto pelo trabalho com meios inadequados ou pela alimentação insuficiente que consistia em caça, feijão bravo e pinhão cozido de araucária, mais pelas crianças chorando que perguntavam aos pais à noite: “Pai, mãe quando vamos para casa? " Eles não entenderam que essa emigração era sem volta.
As famílias de Venier Ferdinando (n.1842) com sua esposa Amabile Fornasier, seus filhos Rosa (1877), Vincenza (1880), Elisabetta (1881), Angelo (1883), Luigi (1885) e seu irmão Venier Giovanni Battista (1848) ) com sua esposa Meret Santa (1857) e seus filhos Rodolfo (1884), Giuseppe (1886) e Catterina (1888) partiram para o Brasil em 1889. Cada família foi atribuída um lote a "Linha Pitanga" no estado de Santa Caterina.
Foram os pequenos agricultores do Friuli italiano que mais emigraram para o Brasil, principalmente os originários dos municípios de Ampezzo, Forni di Sopra, Buja, Gemona, Cimolais, Frisanco, Cordenons, Fontanafredda, Rive d'Arcano Roveredo em Piano, Caneva e Polcenigo. 



Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS