quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Imigrantes Vênetos em São Bernardo do Campo SP

São Bernardo antes de 1902



Foi no mês de Julho de 1877 que a primeira leva de imigrantes italianos chegou no então Núcleo Colonial São Bernardo. Nesse ano a Itália era um jovem país e a consciência de nacionalidade italiana ainda existia. Tinha o país somente sete anos de existência, pois, foi somente em 20 de setembro de 1870 que o país foi unificado, com a tomada de Roma, o último dos territórios pertencentes aos Estados Pontifícios, pelo até então rei da Sardenha Vitor Emanuel II.

Vieram para São Bernardo "italianos" de várias regiões da península que possuíam origem, culturas e até línguas muito diferentes entre si. Comungavam no entanto a mesma religião e a forte ligação de trabalho com a terra. Cerca de 55% dos recém chegados ao Núcleo Colonial eram provenientes da região do Vêneto. 

O Vêneto era naquela época uma região muito pobre, ainda pouco industrializada, onde nas atividades rurais ainda se utilizavam de técnicas agrícolas muito antigas e pouco produtivas. Os pequenos produtores rurais do Vêneto sofreram duramente com a concorrência de produtos importados do estrangeiro e com o aumento dos novos impostos, devido as reformas fiscais e alfandegárias levadas a cabo pelo novo governo. 

O descontentamento com a política se devia também a razões culturais, uma vez que a fé católica sendo muito forte e arraigada em todo o Vêneto, e a Igreja, através do Papa Pio IX, se declarou prisioneiro do novo governo. Assim que o novo governo tomou as terras da Igreja, ele não reconheceu prontamente o estado italiano, chegando mesmo, em 1876, a proibir a participação dos católicos nas eleições. 

Entre todas estas razões que estimularam o desejo de abandonar aquele país que já não reconheciam como seu e emigrar, acrescentam-se ainda epidemias, uma série de desastres naturais, com anos de grandes secas ou de enchentes, deslizamento de terras, que causaram enormes perdas na agricultura, o grande crescimento populacional e a escassez de terras disponíveis, adequadas à agricultura.

Os imigrantes vênetos se instalaram em São Bernardo do Campo entre os anos de 1877 e 1889, em zonas periféricas da cidade, sobretudo nas áreas dos atuais bairros Alves Dias, Assunção, Demarchi, Batistini, Rio Grande e Centro, onde se dedicaram em especial à agricultura, com destaque para a produção de uva e vinho. 

Das sete províncias da região do Vêneto, foi a de Treviso foi a que mais enviou imigrantes para São Bernardo. De lá vieram as famílias:

 Barducco, Bellon, Bitolo, Breda, Canever, Costa, Damo, Dal Molin, 
Delabarba, 
Finco,
Gianotti, Modolin, Pessotti, Piccoli, Rinaldi,Valério, 
Viezzer, Secol, Sacilotto, 
Serraglia, 
Stangorlini, Zanata, Zaia, 
Zardo. 

Da província de Veneza vieram as famílias:

 Miele, Corazza, Canever, 
Mania, 
Orso, Zamengo, 
Rocco, 
Camollese, Novi, Bassani 
e Zanella 

Da província de Vicenza, vieram as famílias: 

Basso, Frada e Storti 

Da província de Rovigo vieram as famílias:

  Bernardinelli, Crescini e Montagna 

Da província de Verona vieram as famílias:

 Ballotin, Tosi e Dusi 

Da província de Belluno chegaram as famílias:

  Rech, Boff e Scopel, esses provenientes do

 mesmo município de Seren Del Grappa 

Da atual região do Friuli Veneza Julia, que historicamente sempre esteve ligada ao Vêneto, vieram as famílias: 

Demarchi, Batistini, 
Zechetti, 
Marcusi e D’Alessio 

Saíram da Itália muito pobres e ainda assim continuaram por muito tempo, até a II Guerra Mundial, quando a maioria dessas famílias pode melhorar de vida.