sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Sobrenomes Italianos Derivados das Cores do Cabelo, Pele e os seus Significados




Se revisarmos os sobrenomes italianos comuns, percebemos que seis deles estão relacionados à aparência capilar; começando pelos dois primeiros, Rossi e sua variante Russo, que se referem aos cabelos ruivos. Bianchi e Bruno evocam cabelos brancos, grisalhos ou castanhos, enquanto Ricci e Rizzo estão associados aos apelidos dados a pessoas com cabelos cacheados.

Rossi, Russo 

Embora Rossi e Russo tenham significados iguais, alternaram posições na lista dos sobrenomes italianos mais comuns, sendo os mais populares na Itália.
 
Bianco 

O sobrenome Bianco vem da palavra "branco", usada como nome ou apelido baseado em uma característica física: o cabelo e, mais especificamente, a palidez da pele. Na época de nossos antepassados, a má alimentação contribuía para o envelhecimento precoce do cabelo, resultando em cabelos grisalhos prematuros. O sobrenome pode também derivar de um topônimo, como 'casa Bianca' ou 'monte Bianco'. Também pode ter uma função augural, propiciatória, como "ser puro na fé".

Ricci 

Ricci é outro sobrenome italiano comum, associado ao apelido "riccio", que significa cabelo cacheado. Formou-se como sobrenome na Idade Média e se espalhou por toda a península itálica. Outras hipóteses sugerem que pode derivar do recobrimento da castanha (riccio) ou de um nome de animal, já que "riccio" também significa ouriço, como um apelido com conotação depreciativa.

Bruno 

Bruno deriva de um nome germânico comum, "brun - bruno", que significa "marrom, de cor reluzente", indicando a cor do cabelo, barba ou pele. Os sobrenomes derivados de cores estão frequentemente presentes entre os mais comuns na Itália. Alguns pesquisadores sugerem que, para Bruno, pode se referir à cor da roupa ou dos emblemas. O nome 'bruno' foi adotado na toponímia local, com lugares como Piebruno di Monterosso Grana e Roccabruna, aludindo à cor das rochas.