sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

A Liga de Cambrai contra a República de Veneza



Liga de Cambrai


No ano de 1509 a próspera Sereníssima República de Veneza era invejada pelas outras potências européias, que se uniram para destruí-la e apoderar-se de suas riquezas. Em 10 de Dezembro de 1508 formaram a coalizão contra Veneza com o estímulo do Papa Júlio II: o Reino da França, o Império dos Habsburgos, a Coroa da Espanha com Fernando de Aragon (Reinos de Nápoles e da Sicília), o Ducado de Ferrara, o Marquesado de Mantova, o Reino Pontifício, o Reino da Hungria e o Ducado de Savoia.
Para enfrentar esse formidável exército a República de Veneza com imensos esforços reagiu formando um grande exército jamais até então visto na península italiana. Mesmo assim na Batalha de Agnadello, nas proximidades de Cremona, em 14 de Maio de 1509, Veneza foi derrotada e também a frota veneziana foi vencida na Batalha de Polesella. As cidades vênetas localizadas na terra-firme foram invadidas, com os nobres entregando ao inimigo a maior parte das cidades.
A cidade de Treviso desde o início recusou a se entregar aos invasores. O mesmo se deu com Udine resolveu ficar do lado da Sereníssima. Rebeliões populares de resistência aconteceram e vários locais.
Veneza colocou o condottiere Gritti como comandante dos seus exércitos e fez um grande esforço para sustentar o esforço de guerra conseguindo doações de tesouros particulares e também do estado.
Gritti reagrupou as tropas venetas e partiu para a reconquista de Padova. A seguir com o auxílio da sua habilíssima diplomacia conseguiu quebrar a aliança que existia entre os seus inimigos, fazendo a desistência do Papa Júlio II que passou a combater a França, criando a Liga Santa junto com a Espanha e Sacro Império Romano.
Assim, aos poucos, A Sereníssima República de Veneza foi recuperando todos os seus antigos domínios tendo combatido a Liga de Cambrai até o ano de 1511.


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS