sábado, 24 de outubro de 2020

Miséria e Mortes a Bordo na Travessia do Oceano




Um relato dramático de uma emigrante veneta dos acontecimentos a bordo do navio que a trazia para o Brasil junto com a sua família: "...durante a travessia a menina ficou com febre, uma febre cada vez mais alta. E ficava com ela dia e noite, não sabia o que fazer. Uma noite a ouvi gemer, estava suando frio, tremendo; tentei aquecê-la e segurá-la perto de mim, mas de repente ela parou de tremer. Estava morta. Talvez porque não havia remédios, talvez porque não havia nenhum médico por perto; não sei. Talvez ela tivesse contraído uma febre mortal. Arrancaram ela dos meus braços, a enfaixaram bem apertado da cabeça aos pés e amarraram uma grande pedra ao pescoço; durante a noite, às duas horas da madrugada, com aquelas ondas tão negras, baixaram-na ao mar. Eu gritava, gritava, não queria me afastar dela, queria me afogar com minha filhinha; alguns braços me seguraram, homens eu creio. Eu não queria que minha filhinha tão pequenina acabasse naquele mar tão frio, tão escuro, certamente devorada pelos peixes. Eu queria ser enterrada com ela, protegê-la de alguma forma, defendê-la, para que não a devorassem. Eu não queria deixá-la sozinha, pobre criança, mas eles me seguraram enquanto a jogavam ao mar. Aquele baque na água, nunca mais consegui esquecer”.
"Às duas horas da manhã de 6 de setembro, no porão nº 2, nos braços de seus pais, uma menina de 7 anos morreu, e logo foi jogada ao mar. Às 9 horas, uma outra menina, de 11 meses deixou de viver depois de ter sido hospitalizada, e assim que ela morreu foi jogada ao mar, com o médico e os passageiros presentes." Esta é uma das passagens mais dramáticas do livro A Odisséia do Vapor Remo, um livro de memórias escrito por um passageiro em fevereiro de 1894, poucos meses após o fim da viagem que custou a vida de 96 emigrantes italianos, mortos pelo cólera, tifo e difteria. Este trabalho é pouco conhecido pela historiografia e praticamente desconhecido do grande público, no entanto, seria muito útil torná-lo conhecido, para fornecer uma outra visão do que realmente foi a grande emigração italiana, feita por não poucas tragédias, exploração, falsas promessas, violência e muita rejeição nos portos.



O navio a vapor Remo zarpou do porto de Gênova em 15 de agosto de 1893. Uma parte dos passageiros era procedente das planícies meridionais da província de Modena, que fora duramente atingida pela crise agrária do final do século XIX. Somente no ano de 1888, 415 pessoas emigraram do município de Cavezzo, que tinha uma população de 4.876 habitantes. Uma investigação realizada no ano seguinte no município de Mirandola já relatava as razões deste enorme êxodo, “até então desconhecido numa terra que sempre tinha dado sustento aos seus habitantes". Segundo a mesma investigação as principais causas desta fuga em massa foram "a miséria e a falta de trabalho para agricultores e operários. A maior parte dos camponeses dos nossos campos, carregados com famílias numerosas, carecem de um trabalho diário seguro e lucrativo para si e para os seus. Nossos trabalhadores preferem emigrar na incerteza de uma renda segura, convencidos de que não encontrarão maior pobreza daquela que estão passando em casa”. Segundo um periódico mensal do município de Mirandola, província de Modena, publicado em 1889, podemos ler “...no ano passado famílias inteiras, com seus poucos utensílios domésticos, partiram para Gênova, para embarcar para o longínquo Brasil e La Plata. Portanto, nós também vivemos em primeira mão e fomos testemunhas oculares deste deplorável flagelo da emigração, que já há muito tempo aflige muitas outras partes da Itália. Essa praga está crescendo cada vez mais e a cada dia ameaça assumir formas contagiosas. O êxodo descontrolado dessa população rural, segue o relato do preocupado redator, "entre os quais vemos velhos, mulheres grávidas e crianças chorando de frio e de fome que, perdidas, fugiram de sua pátria ingrata e rumaram para o exterior em busca de destinos melhores, sem garantia certa, ele formou o mais desolador dos espetáculos, que deve também levar em conta todos aqueles que se preocupam seriamente com os interesses nacionais”.





Se a miséria era a causa principal das partidas, os agentes da emigração por sua vez, com seus discursos, panfletos e livrinhos que minimizavam as condições da viagem e ampliavam aquelas oportunidades oferecidas pelos países de destino, dissipavam assim as dúvidas dos incertos, muitas vezes escondendo algumas verdades, muito claras para aqueles que organizaram esse tráfico de homens. Em primeiro lugar, aquela viagem muitas vezes se revelou uma verdadeira odisseia, depois os frequentes casos de engano, ilícito e abuso de poder contra quem decidiu mudar de vida deixando o seu país de origem. No início dos anos noventa do século XIX, existiam dois agentes que operavam na zona de Mirandola. No mesmo periódico mensal "Indicador Mirandolês", com data de 1891, podemos ler"... do nosso município mais de 300 pessoas já partiram este ano para o Brasil, pela Sociedade de Navegação Geral, com as passagens e alimentação pagas. Muitos outros estão se preparando para partir após a colheita dos campos. Um desses emigrantes foi Cesare Malvasi, autor do livro já citado acima. Chegando com a mulher ao porto de Gênova, Malavasi teve que "dar uma boa gorjeta" para os carregadores embarcarem na bagagem, que ultrapassava o peso permitido. A maioria dos emigrantes esperava a partida num grande salão, sentados ou deitados no chão. Continua em seu relato: "Uns comiam, outros dormiam. Vi mulheres que, cansadas dos sofrimentos e da insônia das noites anteriores, dormiam numa espécie de sono letárgico e crianças pequenas que, sem o seu conhecimento, sugavam o leite do peito. Havia choros, gritos, gemidos e palavrões em mil disfarces, causados ​​por diferentes motivos. Fiquei maravilhado com aquela visão, com aquele espetáculo e, se bem me lembro, nunca havia sentido essa emoção em toda a minha vida.”




"Em 15 de Agosto, 900 passageiros começaram a subir a bordo, depois que funcionários da saúde fizeram as vacinas de varíola nas crianças e exames em outros passageiros. O vapor deslocava 2.964 toneladas e embarcou 900 passageiros na terceira classe e 50 na primeira. Os que partiram sabiam apenas aproximadamente os detalhes da travessia, mas, neste caso, os viajantes foram deixados propositalmente no escuro sobre um detalhe decisivo, que o primeiro destino seria Nápoles, onde grassava uma epidemia de cólera. Os receios de alguns passageiros mais bem informados foram até desmentidos, sem a menor vergonha, por um agente de emigração. O navio ancorou às 4 e 10 da tarde e pouco antes da meia-noite de 16 de agosto atingiu a entrada do porto de Nápoles, onde entrou no dia seguinte. Outros 700 passageiros e uma grande quantidade de mercadorias foram embarcados aqui, incluindo 400 barris de vinho. Os novos emigrantes eram vistos com desconfiança, pois além de reduzirem espaço e alimentação, aumentavam o risco de doenças.
Na noite de 17 de agosto, o navio partiu. Tendo cruzado o estreito de Gibraltar em 21 de agosto, o navio a vapor enfrentou as ondas "imperiosas e violentas" do oceano. «Quando apareceram no convés, quase todos estavam mareados; gemidos foram ouvidos, contorções e esforços causados ​​pelo forte engasgo, para ficar horrorizado. O café foi distribuído, mas quase ninguém - escreve Malavasi - conseguiu tirar proveito dele, e o mesmo vale para todas as outras comidas da época ”. Depois da parada em Nápoles, a comida começou a escassear e a piorar, em meio a protestos de passageiros. A partir de 24 de agosto, “eclodiram discussões e lutas pela ocupação de cadeiras”. A viagem continuou em meio a graves inconvenientes, maus-tratos, perseguições por parte dos oficiais do navio e brigas furiosas. 


A comida era ruim. No dia 2 de setembro, pela manhã, foi servido um café "muito parecido com água quente". Às 11 horas, a distribuição de «pequeno macarrão indevidamente chamado, em caldo; e para um prato, muito pouca carne cortada em pedaços muito pequenos. A outra ração consistia em um pouco de arroz, muito comprido e que não serve para nada, e carne cozida, salgada, acompanhada de lentilha ”. Outras vezes serviam grão-de-bico, batata, atum e salada, bacalhau estufado "e outras imundícies, que, não só de mau gosto, também faziam muito mal à saúde de todos, produzindo diarreia, disenteria, com dor na massa de passageiros. tal como para nos fazer rastejar".


Com a aproximação da "terra prometida", uma grande agitação se espalhou pelo Remo. Todo mundo estava falando sobre a América, agora apenas alguns dias de distância. Alguns estavam começando a pensar que os sonhos de riqueza - ou pelo menos de progresso tangível na condição humilde de alguém - estavam para se tornar realidade; outros se limitaram a planejar a viagem de Santos, porto de desembarque, a São Paulo, destino final de muitos emigrantes. Para economizar tempo, alguns chegaram a pensar em pagar por esta última viagem do próprio bolso, ao invés de aproveitar o transporte gratuito oferecido pelas agências de viagens.
O clima de grande euforia foi abruptamente interrompido no dia 6 de setembro, com a notícia da morte de duas meninas, atiradas ao mar na presença de seus desesperados pais e parentes. Mas para a carga humana do navio a vapor Remo foi apenas o começo.


“Chove muito, o frio é forte, é um desconforto geral, principalmente para mulheres e crianças. Ao anoitecer, o médico foi chamado para visitar um emigrantes do sul gravemente doente no primeiro porão, andar inferior. Quando o médico veio, após um exame minucioso, disse que era indigestão de água. Estou muito convencido de que aquele seguidor de Esculápio havia entendido bem que era cólera quase fulminante, mas ele tinha um bom motivo, se não queria colocar a apreensão a bordo. Ele ordenou que fossem preparados conhaque, marsala e caldo para o paciente, e antes das 20h foi transportado para o hospital ". Na manhã do dia 7 de setembro, foi avistado o farol de Cabo Frio, no Brasil. A navegação continuou, no sentido sudoeste, em direção ao Rio de Janeiro e Ilha Grande. Quando este último estava a apenas 70 milhas de distância, dois emigrantes sulistas adoeceram "com cólera, de modo que todos os outros foram dispensados ​​do hospital, do qual ninguém estava gravemente doente, exceto o primeiro, que deixou de viver às 2 da tarde". Ao anoitecer o navio parou em Ilha Grande, aguardando o exame médico. No dia seguinte, uma comissão de saúde chegou com um pequeno barco, ordenou ao comandante do Remo que voltasse 20 milhas, para lançar o corpo do Catanzaro ao mar antes de retornar ao porto. Aqui o navio a vapor esperava por mais provisões, sob a ameaça dos canhões de um encouraçado brasileiro. Na noite entre 8 e 9 de setembro, um homem e uma mulher foram hospitalizados com sinais claros de cólera. Então, pela manhã, veio a notícia que lançou a todos no mais profundo desespero. O governo brasileiro decidiu rejeitar os italianos em bloco. 
Não foi o primeiro navio a sofrer este destino e nem o último. Muitos navios italianos tiveram negada a possibilidade de atracar. Também por isso, muitos dos emigrantes morreram durante as travessias da esperança. Por exemplo, foram centenas de mortes por cólera entre os 1.333 passageiros do Matteo Bruzzo, rejeitado por tiros de canhão pelas autoridades uruguaias e forçados, como o Remo, a se livrar da epidemia vagando pelos mares e jogando os cadáveres no oceano. Os casos de acidentes com esses vapores eram tão frequentes que o termo "navios da morte" passou a ser usado para defini-los. O navio a vapor Carlo Raggio, colocado em quarentena na baía de Isola Grande junto com o Remo, teve 211 mortes por uma epidemia de cólera e sarampo. No mesmo navio, outros passageiros já haviam morrido seis anos antes de fome.


No Remo, na noite entre 9 e 10 de setembro "um calabres, que se encontrava no convés, com congestão cerebral, caiu da sala. Ao se levantar três ou quatro vezes, ele caiu para trás tantas vezes, batendo com tanta força no chão de ferro que parecia impossível não quebrar seu crânio. Chamado com urgência o chefe do porão, apelou aos conterrâneos do infeliz, que, embora com relutância, esbanjaram-lhe os cuidados indicados em tal caso”. Durante a noite também faleceu o filho de um emigrante de San Prospero, Modena. «De manhã, no rosto de cada um se podia ler dor e tristeza; muitos tinham o rosto molhado de lágrimas: mas era preciso resignar-se ao destino adverso", comentou Malavasi. O vapor foi abastecido com água e comida, incluindo 13 bois, farinha, galinhas e macarrão. Em 12 de setembro, morreu um emigrante piemontês, que tinha mulher e dois filhos a bordo, mais um outro proveniente do sul da Itália, com cerca de sessenta anos e ainda uma criança no terceiro porão. Nesse mesmo dia o filho de um outro emigrante proveniente do município de Cavezzo, adoeceu e ficou em estado grave. Antes da noite, uma emigrante do mesmo município também adoeceu com uma forte febre. Consultada pelo médico, foi-lhe receitado um determinado medicamento que restaurou a sua saúde. Ainda antes do anoitecer apareceu um barco a vapor rebocado por uma lancha trazendo remédios e a notícia de que, no dia seguinte, chegariam as provisões solicitadas. Às 8 da tarde, o encouraçado levantou as âncoras e deixou apenas a tripulação do Remo. Na manhã do dia 13 de setembro, uma outra senhora casada, foi levada ao hospital por vômitos e diarréia. Ao mesmo tempo, o vapor Andrea Doria, chegou aqui ontem, passou perto de nós e foi descarregar os cadáveres que ele tinha a bordo.

Malavasi também nos deixou uma amostra interessante do estado de espírito dos passageiros: “Vi homens e mulheres decididos a ler e meditar sobre as coisas sagradas; Vi outros que se ocupavam com leituras profanas e até obscenas; mulheres que rezavam o rosário durante a maior parte do dia, e outras que investiram contra seus filhos e maridos, lançando contra eles os mais asquerosos palavrões; maridos que amaldiçoaram seus filhos e esposas por infortúnios ou desastres ou que vomitaram as mais atrozes blasfêmias. Finalmente, ouvi a viúva do piemontês articular as orações fúnebres junto com seus dois filhos pequenos, em memória do pai falecido."




Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS