domingo, 18 de março de 2018

A Colônia Santa Felicidade em Curitiba - Imigração Italiana no Paraná

Imigrantes italianos frente à Igreja São José no ano 1891 em Santa Felicidade





Santa Felicidade é hoje um distrito da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, localizada no antigo caminho dos tropeiros paulistas que iam em direção ao sul do Brasil. Atualmente a administração da regional de Santa Felicidade abrange os bairros: Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Cascatinha, Jardim Gabineto, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João, Seminário e Vista Alegre.

Toda essa região fazia parte da antiga Colônia Santa Felicidade, formada por imigrantes italianos. A ocupação da área ocorreu com mais intensidade à partir de 1878, com a chegada de imigrantes na sua maioria provenientes das regiões do Vêneto e do Trento, no norte da Itália.


Os colonos inicialmente dedicavam-se à produção de queijos, vinhos, hortigranjeiros e artesanato. Mais tarde, com o passar dos anos, já nos anos 1950 e 1960 foram aos poucos se consolidando e os seus descendentes passaram a suprir a cidade de Curitiba com os seus produtos agrícolas. Pela manhã, ainda muito cedo, se formavam grandes filas de carroças com quatro rodas, puxadas por um ou dois cavalos, cobertas na sua parte dianteira por um pequeno toldo, para proteger o condutor do sol, e que se dirigiam lentamente, uma atrás da outra, no sentido da capital do estado. Lá chegando se espalhavam pela cidade, cada produtora já tinha os seus fregueses habituais. O mesmo acontecia no início da tarde, só que a caravana percorria o sentido inverso, quando a passo lento, as longas filas de carroças, uma atrás da outra, retornavam para as suas propriedades em Santa Felicidade. Essas carroças eram conduzidas geralmente pelas mulheres, algumas delas às vezes senhoras de idade avançada, que exerciam com dedicação e bom humor este importante comércio. Levavam a produção agrícola de frutas e hortaliças produzidas em suas propriedades para serem comercializadas em Curitiba.

Foi assim que nesta fase mais avançada da imigração a maioria das famílias de descendentes dos pioneiros sobreviviam. Nessa mesma época, lentamente, também ocorria a transformação para a verdadeira vocação do seu povo. Surgia Santa Felicidade como um bairro gastronômico de Curitiba, quando então foram aparecendo e se consolidando dezenas de restaurantes que serviam a comida típica italiana. O artesanato, a indústria e o comércio vieram consolidar esse ciclo, transformando a antiga colônia em um rico bairro de Curitiba.



O nome de Santa Felicidade veio da antiga proprietária das terras Dona Felicidade Borges, pertencente a uma família de origem portuguesa. Ela e os seus irmãos, Antônio e Arlindo Borges, venderam os lotes para as primeiras 15 famílias de imigrantes ali se instalarem. 


De acordo com os relatos dos pioneiros registrados em 1908 pelo padre Giuseppe Martini, a Colônia de Santa Felicidade foi fundada em novembro de 1878 por quinze famílias de imigrantes italianos retirantes da Colônia Nova Itália. 

Este grupo de imigrantes italianos, originários da região do Vêneto, chegou ao Porto de Paranaguá no mês de Janeiro de 1878, tendo sido assentados pelo governo provincial no litoral paranaense – mais precisamente em Porto de Cima e São João da Graciosa, núcleos da colônia que foi denominada Nova Itália. 

Insatisfeitos com o clima tropical típico do lugar e com a qualidade do solo do litoral, e principalmente pela falta de perspectiva de um mercado consumidor, os imigrantes começaram a se interessar pelos relatos otimistas provenientes dos tropeiros que transitavam entre a região e o planalto curitibano. Falavam de Curitiba, do seu clima frio e das terras férteis que a circundavam e de outros imigrantes por lá assentados. 

Ainda neste mesmo ano de 1878, algumas dessas famílias subiram a Serra do Mar até Curitiba, solicitando ao governo do Paraná a sua transferência para o planalto. Muitas delas foram assentadas nas colônias italianas já existentes, próximas a Curitiba, tais como: Alfredo Chaves, Presidente Faria e Maria José. 

Aqueles que possuíam alguma economia decidiram comprar terras de particulares. Reunindo os recursos de todo o grupo, as quinze famílias compraram o terreno pertencente aos irmãos Antônio, Arlindo e Felicidade Borges. Os relatos antigos dizem que ao venderem o terreno aos italianos, os irmãos Borges teriam exigido que o núcleo colonial passasse a se chamar Felicidade, em homenagem a sua irmã. Isso pode ser confirmado também pelos relatos do padre Maximiliano Sanavio, vigário local: os imigrantes por serem católicos, acrescentaram a palavra santa ao nome sugerido pelos brasileiros, e a colônia ficou sendo denominada Santa Felicidade. O terreno adquirido pelos italianos em Santa Felicidade foi dividido em quinze lotes de dois alqueires, demarcados lado a lado a partir de uma picada central, e distribuídos por sorteio entre as famílias. 



Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS