sexta-feira, 31 de julho de 2020

Os Primitivos Veneti



Os antigos Veneti se estabeleceram em pequenas aldeias, principalmente entre o Adige e o Lago de Garda e também nas áreas pré alpinas de Valbelluna, quando então o vale do Pó era coberto por bosques e áreas pantanosas. 
Uma das maiores necrópoles dos Veneti, perfeitamente preservada, está na cidade de Mel, entre Belluno e Feltre. Os centros habitados acompanhavam as margens dos rios e nas colinas. Os centros habitados consistiam em algumas cabanas de forma retangular agrupadas, conectadas umas às outras. Com o passar do tempo a vila foi se expandindo e as casas construídas com várias cômodos, sendo alguns deles destinadas para atividades artesanais. 



Essas casas eram feitas de paredes com um tramado de madeira coberto de argila , construídas sobre a pedra, com a finalidade de isolamento e reduzir a umidade. O chão das casas era de terra batida, enquanto o teto feito de palha. A peça principal das casas era onde ficava a lareira, feita de uma base de argila sobre a qual eram depositados fragmentos de cerâmica e seixos com a finalidade de manter o calor, atuando como isolamento. A família se reunia em torno dela. 

Os principais centros habitados eram providos de portos, não apenas aqueles ao longo da costa, mas também os localizados ao longo dos rios que possuíam um volume de água suficiente. Nesses, uma rede de canais era escavada, permitindo assim que o atracamento de  barcos.

Sempre em torno dos grandes centros, os Veneti começaram o desmatamento das florestas e se organizaram em centros habitados cada vez maiores, especialmente ao longo dos rios Adige, Brenta e Piave. As suas principais cidades foram Este, Altino, Pádua, Montebelluna, Oppeano e Gazzo Veronese. 






As casas que eles construíam nas áreas montanhosas eram diferentes daquelas construídas nas planícies ou colinas. Eram casas construídas no subsolo, com fundações de pedra e elevação de madeira, de preferência expostas ao sul, possibilitando receber o máximo de luz e calor possíveis. 

Os Veneti surgiram na Idade do Ferro e sua história pode ser dividida em dois períodos: um mais antigo, que vai de suas origens por volta do século V a.C, no qual a originalidade cultural é mais evidente e o período mais recente que vai até o primeiro século d.C, que sofreu uma influência celta e, em seguida, uma lenta assimilação romana.

No período antigo, tiveram intercâmbios culturais com os etruscos, desde período vilanoviano do X ao VIII séculos a.C. Também com os Gregos e o Oriente. No período mais recente, os Veneti entraram em contato, principalmente no oeste, com os gauleses Cenomani, com os quais teriam se aliado junto com os romanos. A influência cultural celta foi se tornando cada vez mais importante. Mais tarde, tiveram contato com a civilização romana e por eles foram assimilados. 



Segundo os historiadores da época  romana, os Eneti seriam uma população originada na Paflagonia, uma região da Ásia Menor no Mar Negro. Eles teriam sido expulsos de lá e também participaram da Guerra de Troia. Diziam esse historiadores romanos, que em Troia morreu Pilemene, o chefe dos Eneti, assim eram conhecidos os Veneti, os quais sem uma pátria e sem um guia, se voltaram para Antenor. Com ele e após várias peripécias, chegaram nas costas ocidentais do norte do mar Adriático. Aqui os Eneti teriam expulsado os Euganei, uma população local que se refugiou nos vales alpinos e da qual não restam vestígios relevantes hoje.

Segundo o historiador Virgilio, Antenor é apresentado como o fundador de Pádua. Os Veneti também estão associados a Diomedes, um herói deificado, que teria fundado, além de Spina, também a importante cidade portuária de Adria que, apesar de ter origens vênetas, é mais conhecida como um entreposto comercial grego, depois um período etrusco e mais tarde gálico.

Plínio, o Velho, fala dos Veneti se referindo ao que Cato havia escrito: "Veneti troiana estirpe ortos auctor est Cato” ou "Cato certifica que os Veneti descendem da linhagem troiana”.

Strabon relata uma hipótese diferente, que os Veneti eram uma população celta: isso porque ele estava ciente da existência de uma população com o mesmo nome, os Veneti de Armórica, hoje a atual Bretanha.

Nas pesquisas mais recentes, encontrou-se uma concordância substancial com o que já foi reivindicado pela historiografia latina: os Veneti compartilham com os latinos uma origem proto histórica comum, embora não através desse vínculo comum com a Grécia antiga e com Tróia em particular postulado pelos romanos através do mito de Antenor. O grupo indo-europeu veneto latino havia se formado como um grupo separado em uma área da Europa Central, provavelmente localizada dentro das fronteiras da Alemanha atual e parte de um vasto continente indo-europeu que se estendia pela Europa Central e Oriental desde o início do III milênio a.C.  
A partir desse local, mudaram-se para o sul durante o segundo milênio a.C., provavelmente por volta do século XV a.C, enquanto uma parte desse povo continuava estabelecida até o atual Lácio, terra dos latinos.