sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Emigrações Vênetas Quase Esquecidas



Na emigração vêneta, o papel central pertence aos fluxos que partiram da província de Belluno. Nos anos entre 1876 e 1915, por exemplo, 589.872 pessoas da província de Belluno partiram para o exterior. Este número é igual a 32,4% das pessoas de todo o Vêneto que emigraram no mesmo período. Os "comuni" da província de Belluno são todos montanhosos e isto permite-nos associar esta dinâmica aos fatores que determinaram um forte despovoamento da zona de montanha na Itália. Entre 1876 e 1900, a região do Veneto enviou 299.739 emigrantes para a Alemanha de um total de 353.896 italianos. Já no que se refere à segunda fase, no nível regional certamente há evidências de contenção das saídas: os expatriados passam de 1.822.793 para 392.157 pessoas. As trilhas de 1959 e 1976 contam com 344.908 expatriados no Vêneto, trazendo a região para perto de 10% dos expatriados de toda a Itália. A província de Belluno continua a ser o reservatório de onde se alimenta principalmente o fluxo migratório de Vêneto. O ranking de destinos após a Segunda Guerra Mundial é liderado pela Suíça e Alemanha. No entanto, deve-se notar que a diáspora vêneta foi uma das mais significativas. 

Scalpellini Veneti in Romania


Três são os eventos migratórios bastante incomuns. Primeiro com a cidade de Ploštine, uma cidade localizada na Eslovênia (hoje Croácia), situada a cerca de cem quilômetros ao sul de Zagreb. Uma carta em croata datada de 26 de dezembro de 1876, acompanhada de uma brochura em italiano, com a qual os proprietários J. Reiser e F. Stein propunham oficialmente aos italianos vindos das montanhas de Veneto e Friuli a compra dos lotes de sua propriedade. “A habitual e consolidada emigração de Belluno naqueles anos sofreu um aumento dramático. Condições atmosféricas particularmente desfavoráveis ​​comprometeram a já precária economia de subsistência da região de montanha e, assim, tornou necessário, para sobreviver, emigrar para outro lugar, ainda mais do que antes”. Sete aldeias foram fundadas por imigrantes italianos na Eslovênia no início de 1880. Cerca de 45 famílias se estabeleceram em Khuenovo Selo,  nome antigo de Ploštine  mais tarde, outros imigrantes e seus parentes foram ali assentados, provenientes dos municípios de Longarone, Soverzene e Ponte delle Alpi, todos na província de Belluno. No início não faltaram as dificuldades, mas os emigrantes vênetos arregaçaram as mangas. Além da agricultura e da pecuária, se dedicavam à produção de carvão e até tijolos, único material com o qual podiam ser construídas casas e estábulos. Em 1904, a construção da igreja foi concluída e foi dedicada a Santo Antônio de Pádua. 

Há poucos anos o município de Segusino, na província de Treviso, publicou um livro  para recordar o gemellaggio celebrado em 1982 com a cidade de Chipilo, no estado de Puebla, no México, que acolhe uma comunidade de descendentes de colonos vênetos provenientes de Segusino, que emigraram no final do século XIX, e que representaria cerca de 80% da população atual do município de cerca de 4 mil habitantes. Em todo caso, é a outra fonte que se deve recorrer para reconstruir as etapas desse processo de migração. Com uma lei datada de 31 de maio de 1875, o Congresso da União dos Estados Mexicanos aceitou a proposta do Ministério do Fomento, Colonización, Industria y Comercio para uma nova legislação sobre imigração. Foi uma legislação mais pontualmente atenta às necessidades concretas da colonização que preparou uma série de garantias teóricas para que os assentamentos pudessem ser realizados em áreas propícias à salubridade. Apesar do disposto neste regulamento, as dificuldades enfrentadas ao nível operacional foram consideráveis. Ao apelo juntaram-se, entre outras, numerosas famílias de Segusino que em junho de 1882 chegaram a Chipilo, distrito de Cholula. Os migrantes vênetos que chegaram ao porto de Veracruz foram inicialmente fixados na colônia "Porfirio Diaz" de Barreto, no estado de Morelos, a qual foi uma experiência muito triste para eles.

No caso dos 1000 a 1500 italianos que no final do século XIX trabalharam nas pedreiras de Meulière, em Grigny, uma município do Departamento de Essonne, na França. A maioria deles veio dos municípios de Posina, Schio e Arsiero, na província de Vicenza. Os homens chegaram sozinhos e, assim que se acomodaram, trouxeram sua esposa e filhos da aldeia.



Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS