domingo, 6 de agosto de 2023

Os Filhos da Madonna em Nápoles: A Roda do Abandono e o Legado dos Expostos

 



Os Filhos da Madonna


A Roda dos Expostos, também conhecida em Nápoles como Roda da Anunciação, nomeado pelo grande complexo monumental no qual está localizada, é um cilindro rotativo de madeira que permitia, do lado de fora, inserir discretamente um bebê sem ser visto.
A abertura pela qual era introduzido ficava na parede externa do complexo, à esquerda do arco de entrada do século XVI. Abaixo, havia um anjo de mármore e uma inscrição que dizia: "Oh pai e mãe que aqui o abandonam, as suas doações caridosas somos recomendados".
E lateralmente, uma fenda para as ofertas úteis para apoiar o trabalho assistencial da confraria. 
Ao passar por aquela Roda, o bebê se tornava "filho da Madonna". A vigia de plantão da  Roda, ao ouvir o som do sino acionado  o recuperava prontamente e o entregava à parteira, que verificava suas condições físicas e, se necessário, prestava os cuidados de que ele precisava. Caso contrário, ele era lavado e imediatamente batizado.
O próximo passo o recém-chegado era devidamente registrado no Livro da Roda. Eram anotadas a data, a hora e o dia da semana, o estado de saúde, as características somáticas, quaisquer defeitos físicos, as roupas com as quais ele havia chegado e qualquer outro objeto deixado junto ao bebê, como forma de identificação, quase sempre com o intuito de poder recuperar a criança. Muitas vezes eram santinhos, alguma foto, rasgados em duas metades, uma das quais ficava com a mãe.
Em grande parte, os expostos eram acompanhados pela chamada "cartula", um bilhete que continha informações sobre o bebê, alguma doença e se já havia sido batizado e com que nome. Elas podiam ser de somente alguns detalhes até informações muito detalhadas. Às vezes, também havia informações sobre o período em que se planejava buscá-lo de volta.
Se o sobrenome ainda não estivesse na "cartula", o bebê recebia o sobrenome que, até o início do século XIX, era o mesmo para todos os expostos: Esposito. Também eram usados: Casagrande, DeDio, sobrenomes de artistas  e cantores famosos, entre muitos outros. Consequentemente, esses sobrenomes se tornaram um rótulo discriminatório para as pessoas que o carregavam. Os franceses puseram fim a esse processo discriminatório. E Gioacchino Murat, durante o período de dominação francesa em Nápoles, proibiu o seu uso.
A primeira cidade na Itália a fechar a roda foi Ferrara em 1867, seguida gradualmente por outras cidades ao longo do século XIX, até a completa abolição das "rodas" em 1923 com o "Regulamento geral para o serviço de assistência aos Expostos" promulgado pelo primeiro governo Mussolini.