domingo, 9 de junho de 2024

Alguns Sobrenomes na Basilicata

 




Sobrenomes na Basilicata

Anteriormente conhecida como Lucânia, esta região é uma das vinte que compõem a República Italiana.

Os sobrenomes mais comuns são toponímicos, como Albano, Calabrese, Cirigliano, Cosentino, Genovese, Grieco, Lauria, Lombardi, Montemurro e Stigliano. Assim como em outras regiões do sul da Itália, encontramos sobrenomes com artigos como La, Lo, Le (a ou o): Larocca, Laguardia, Lasala, Latorre, Labella, Lamacchia, Lasalandra, Lobascio, Lenoci, Locantore, Lo Piccolo, Lo Giudice, Logiurato, Loperfido, Lorusso e Lovaglio.

Outros sobrenomes comuns e típicos são formados por prefixos como "mastro" (Mastronardi, Mastrangelo, Mastrosimone), "papa" (Papaleo, Papapietro) e "tata" (Tatananni). Quanto à pesquisa de Caffarelli, os três principais sobrenomes são Pace, Russo e Greco. O estudo também destaca especificidades regionais, como Nolè, Claps, Sileo e Ielpo, assim como Labanca, Santarsiero, Pietrafesa e Cantisani.

Entre os numerosos sobrenomes derivados de apelidos, predominam aqueles que indicam a origem de um lugar ou a pertença a uma etnia, começando por Grieco, Lauria e Montemurro, e seguindo com Cirigliano, Potenza, Cosentino, Albano, Lombardi, Summa, Stigliano, Venezia, Calabrese, Genovese, Viggiano, Montesano e Palermo. Em comparação com as capitais e suas províncias, os sobrenomes mais típicos são Potenza, Nolè, Pietrafesa e Claps, Matera Di Lecce, Ruggieri e Gaudiano.

Distribuição por Província

Matera Montemurro - Grieco - Stigliano - Bruno - D'Alessandro - Venezia - Quinto - Paolicelli - Nicoletti - Andrisani

Potenza Pace - Telesca - Mecca - Sabia - Colangelo - Coviello - Russo - Santarsiero - Romaniello - Santoro


Nenhum comentário: