A primeira emigração organizada partindo do Vêneto (em grande parte da província de Treviso e, em menor medida, da Lombardia e Friuli), data de 1875.
De fato, a partir desse ano começaram a chegar ao Brasil - nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, e sobretudo na chamada "área de colonização italiana" localizada no Nordeste do primeiro estado, que hoje tem a florescente cidade de Caxias do Sul com cerca de 500.000 habitantes como sua centro econômico, comercial e cultural: milagre de desenvolvimento e modelo de "outro veneziano" transplantado e criado no exterior. medida, em países menores como o México.
As principais causas do fenômeno da emigração foram, como se sabe, a miséria e a marginalização das classes rurais da época, senão a fome, juntamente com o sonho da propriedade da terra por nossos camponeses (então verdadeiros “servos da gleba”) , muitas vezes enganados pela falaciosa propaganda interessada, favorecidos, por sua vez, pela ignorância misturada com a esperança de que é sempre o último a morrer. Mas também devemos levar em conta aquele espírito de aventura que não surpreende, aquela atração pelo novo e pelo distante que sempre agiu sobre a humanidade e que muitas vezes é ignorada pelos historiadores da emigração.
A travessia do Atlântico naquela época (no fundo dos porões) foi por si só uma epopéia que ainda está presente na memória coletiva, transmitida em episódios pungentes nas memórias dos antigos e na copiosa literatura popular, especialmente veneto-brasileira (canções, poemas, contos), que, a partir das comemorações do centenário da primeira emigração "in loco" (1975), explodiu aqui e ali também em formas estilisticamente valiosas. A epopeia das indescritíveis condições de chegada e colonização e as lutas da primeira geração para desbravar a montanha com as armas, para se defender de animais ferozes, cobras, índios, doenças, para construir estradas do nada permanecem na memória coletiva. lares, para enfrentar continuamente o medo que se tornou uma obsessão...
Essa história de ilusões e sofrimentos, de heroísmo e humilhações, essa "história interna" de nossa emigração, que representa o reverso da história externa com a qual, mais do que tudo, os estudiosos trataram, ainda está por ser explorada.
Quanto ao sul do Brasil, que pode ser considerado emblemático, um primeiro grupo de emigrantes chegou, depois de aventuras e sofrimentos indescritíveis, no que hoje é chamado de Nova Milano, perto de Caxias do Sul. Do porto de Porto Alegre seguiram em barcaças ao longo do Rio Caì e depois a pé, por quilômetros e quilômetros, pela floresta, com alguns utensílios domésticos nas costas, fazendo o caminho com "facões", até chegar à terra a eles atribuídos, bem na floresta, ao norte dos territórios planos e mais férteis ocupados pela emigração alemã 50 anos antes. Pode-se imaginar o custo humano de tudo isso depois que eles cortaram as pontes atrás deles, vendendo seus pobres bens antes de deixar a Itália.
Os vestígios da primeira colonização ainda podem ser vistos hoje em muitos nomes de lugares, como os já mencionados Nova Milano, Garibaldi, Nova Bassano, Nova Brescia, Nova Treviso, Nova Venezia, Nova Pádua, Monteberico...; enquanto outros como Nova Vicenza e Nova Trento posteriormente mudaram seus nomes originais para os nomes brasileiros de Farroupilha e Flores da Cunha em períodos caracterizados pela xenofobia. Essa xenofobia do governo central chegou a tal ponto que, nos anos da última guerra, aqueles de nossos imigrantes que não sabiam falar brasileiro foram proibidos (sob pena de prisão) de falar sua língua veneziana, com as consequências morais de que é fácil imagine, além das dificuldades práticas (que muitas vezes resultaram na tragicômica!) que tudo isso produziu entre aqueles pobres marginalizados que foram privados até da fala...
No entanto, é um fenômeno impressionante - no Brasil como na Argentina, tanto por extensão, por população (na ordem de milhões de descendentes), quanto por homogeneidade e vitalidade - que há mais de um século tem sido negligenciado, senão ignorado pelos governo italiano e suas instituições.
A grande maioria das primeiras correntes imigratórias era composta por camponeses que plantavam culturas e métodos agrícolas típicos de suas áreas de origem no novo território (aos quais se juntaram artesãos e comerciantes). A cultura que se impôs às demais foi a da videira com a consequente industrialização do vinho e outros derivados da uva, que ainda hoje representa a maior fonte de riqueza do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, que abastece todo o Brasil.
Atravessando o campo, ainda existem ferramentas antigas vitais (que agora quase desaparecidas) da agricultura do século XIX e da vida doméstica da época (em Nova Pádua, perto de Caxias, o monumento ao imigrante, na praça da cidade, é solenemente representado por uma verdadeira "caliera de la polenta" em um pedestal imponente). A dieta no campo ainda é essencialmente a tradicional do Vêneto, à qual foi adicionado o autóctone e inevitável "churrasco" (carne grelhada).
A religião ainda é intensamente seguida e sentida, também porque o clero católico e a organização religiosa acompanharam o destino dos emigrantes desde o início. Basta dizer que as “capelas” foram até agora os principais centros comunitários da “colônia” (leia-se campo) não só religiosa, mas também de organização social e cultural, e que as paróquias e municípios foram se formando em torno delas. Nos últimos anos, as aldeias onde não havia pároco estável puderam presenciar cenas, incríveis para nós, como a da população reunida em um barracão que servia de igreja, celebrando ritos religiosos sem nenhum padre e sob a orientação do que ele é chamado de "padre leigo", com a participação ativa e solene dos anciãos da aldeia.
Aqueles que vivem em "colônia", e conservaram principalmente o ofício e as tradições dos primeiros emigrantes, até recentemente ainda eram considerados marginalizados e desprezados até mesmo pelos descendentes de habitantes venezianos nas grandes cidades. Apenas algumas décadas atrás, quando os contatos efetivos com a Itália foram retomados, uma consciência positiva das próprias origens (não mais opacas, um mito distante a ser esquecido) foi despertada e ampliada com um impulso para redescobrir a identidade histórica: uma busca, muitas vezes pungente, de suas fontes para restaurar aquele "cordão umbilical" que havia sido cortado por mais de 100 anos.
O fenômeno mais impressionante dentro dessa "história de imigrantes sem história", como alguns tristemente a definiram, é a manutenção, depois de um século, de uma língua de origem própria (veneziana), no âmbito familiar, interfamiliar e, em certos ocasiões (festas, aniversários, jogos, encontros de convívio, etc.) também a nível comunitário; com um grau de vitalidade e conservação, no campo, que muitas vezes até supera o do Vêneto da Itália que, como é sabido, ainda está bem enraizado entre nós. É o que os dialetólogos chamam de "ilha linguística" relativamente homogênea, onde a língua veneziana acabou triunfando sobre lombardo e friuliano, estendendo-se como um "koinè" intervindo em um contexto heterofônico (lusobrasileiro). Permite-nos reconstruir, como "in vitro", após três ou quatro ou até mais gerações, a língua dos nossos avós e bisavós, sobretudo para os aspectos orais não documentados como a pronúncia e a entonação, ou para o uso de certos provérbios , expressões idiomáticas, canções da época. Assim, através da história das palavras (as preservadas, alteradas e substituídas) podemos reconstruir alguns trechos da história (muitas vezes comovente) dessas comunidades. Ele, por sua vez, representa um vislumbre dramático e emocionante da história da Itália e da história do Brasil.
O escritor destas linhas é um velho emigrante que viveu pessoalmente o que muitas centenas de milhares de compatriotas viveram: uma testemunha direta da situação daqueles que, no imediato pós-guerra, atravessaram o oceano amontoados no porão da velha guerra da Liberdade , dormindo em beliches com quatro ou cinco beliches dispostos verticalmente, em um calor incrível e em condições infernais de promiscuidade. Ele viajou por toda a extensão das Américas por muitos anos, desde as terras áridas do México até a desolada Patagônia Argentina. Durante muitos anos como emigrante e depois como académico e investigador. Como tantos outros emigrantes, viveu em sua própria carne a tragédia do transplante, a mortificação dos afetos, a ansiedade de tantas ilusões, o naufrágio de tantas esperanças. Por isso, a par da significação histórica do fenómeno migratório, não ignora a dor, o cansaço e a coragem que o acompanharam, até porque também ele começou do estanho - como se costuma dizer - a fazer um trabalho manual de sobrevivência. Mas sua história pessoal é pouco comparada à história geracional de nossas comunidades que viveram, sobretudo no imenso Brasil, uma epopeia indescritível de lutas, sacrifícios, em condições de vida infra-humanas (especialmente as primeiras gerações); epopeia transmitida oralmente (porque na maioria dos casos eram pessoas que não sabiam ler nem escrever) de pai para filho, de mãe para filha, porque as mulheres, como sempre, são as guardiãs das tradições mais vitais e essenciais. As primeiras gerações enfrentaram, como já foi dito, sacrifícios indescritíveis, abandonados nas florestas; sem Lares e sem Penates, ou seja, sem casa e sem família, obrigados a sobreviver em condições dramáticas. Mesmo sem a palavra, como mencionado acima: sem uma palavra não há identidade, não há comunidade ou comunicação, então não há vida que possa ser chamada de humana. Mas eles resistiram aos dentes cerrados com dignidade e coragem, apesar das condições humilhantes e ardentes de inferioridade.
Não só no Brasil, mas também na Argentina, e em outros lugares especialmente os venezianos, os lombardos e os friulanos, os chamados polentoni (lembre-se que "polenta", no popular planalto carioca, passou a significar força, coragem) juntos com os soldados piemonteses e os genoveses laboriosos e parcimoniosos, proporcionaram, com luzes e sombras naturais em todas as coisas humanas, uma contribuição de progresso ao país que os acolheu. Guardam no coração desde o último quartel do século passado o sonho e o mito da pátria, da madrasta que os abandonou há mais de cem anos. Em vez disso, continuaram a lembrá-la e a sonhar com ela nas filas intermináveis dos estábulos dos camponeses, na intimidade familiar sincera e discreta, nas comoventes reuniões comunitárias, nas humildes orações diárias.
Através das gerações eles preservaram incrivelmente sua língua, usos, costumes, ritos, festas, danças, jogos (tresette, bowls, mora, cuccagna). Jogos temperados com algumas de nossas expressões camponesas, agora não mais blasfemas, porque eufemizadas, como "Ostrega!", "Ostregheta!" ou "Sacramenta!". Você ainda pode ouvir as canções comunitárias do passado, que perdemos em grande parte e que os ajudaram moralmente a viver, a sobreviver: nos países mais remotos. Nas praças de algumas aldeias encontramos, como monumentos, para além da "caliera" da polenta, como já referido, a carroça ou o carrinho de mão, a gôndola veneziana, o leão de São Marcos (até o símbolo da Vila de Octavio Rocha Hall, no Rio Grande do Sul, representa o leão de São Marcos segurando o cacho de uvas na pata ao invés do tradicional livro!).
Essas pessoas, com o saco às costas (com a mala de madeira na segunda vez e a mala de papelão na terceira), desde o século passado aliviaram nossa pressão demográfica, prestaram um serviço histórico à Itália, nos aliviaram da fome, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, com suas remessas, e hoje compram "principalmente" produtos italianos e, portanto, fortalecem o comércio e a economia de nosso país. A renda induzida pela colaboração econômica de nossos emigrantes é estimada em mais de 100.000 bilhões.
Essas pessoas são o sangue do nosso sangue, pessoas que sofreram moral e materialmente com a marginalização secular e de quem também temos algo a aprender ou reaprender: aqueles valores que hoje estão sendo amplamente esquecidos.
A Itália, hoje, não pode deixar de honrar sua dívida secular, histórica, moral e política.
Giovanni Meo Zilio foi Professor Emérito de Literatura Hispano-Americana na Universidade de Veneza. Publicou ensaios e artigos sobre o assunto do qual é estudioso.
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