Nascido em Pederobba, pequeno município da província de Treviso, na região do Veneto, aproximadamente no ano de 1640 e veio a falecer em Veneza no dia 4 fevereiro de 1705. Foi um importante escultor e entalhador de madeira e mármore, além de pintor. Era filho de Domenico Piazzetta de Pederobba.
Transferiu-se para Veneza por volta do ano de 1665. Em 20 de maio de 1677 casou-se com uma mulher chamada Ângela a qual veio a morrer no parto no ano de 1685.
Moravam na paróquia de San Felice, e cuja igreja se casaram.
Giacomo é o pai do famoso pintor Giovanni Battista Piazzetta. No studio do seu pai, ainda muito jovem, recebeu as primeiros lições na arte da escultura e da pintura que o tornariam famoso.
São Giovanni Battista
Igreja Santa Maria del Giglio em Venezia
Giacomo Piazzetta ocupa uma posição importante entre os escultores de mármore e madeira que trabalhavam em Veneza na segunda metade do século XVII. Ao chegar em Veneza em 1665, já no ano seguinte, passou a trabalhar no studio de Sante Pianta.
A sua criatividade e excepcional capacidade de moldar volumes, tanto em mármore como em madeira, indicam que os seus trabalhos tenham sofrido grande influência de Giusto Le Court, o mais famoso escultor ativo naquele período em Veneza. A este respeito, Andrea Bacchi afirma acertadamente que Giacomo Piazzetta é "um dos mais brilhantes seguidores de Giusto Le Court".
As obras de Giacomo Piazzetta datadas da última década do século XVII encontram-se também em outra importante igreja veneziana: trata-se do mobiliário da igreja de San Marziale, que acabava de ser reconstruída a partir das fundações.
Na mesma igreja de San Marziale as estátuas de Sant’Austricliano e Santa Valeria, bem como as outras decorações de mármore e madeira e talvez até o projeto do altar podem ser atribuídos a Giacomo Piazzetta.
Altar de San Marziale na Igreja de San Marziale em Veneza
Também são seus trabalhos a decoração de madeira do coping composta por três anjos querubins segurando uma cortina com um cartaz, encontrada no terceiro altar direito ainda na igreja de San Marziale.
Santo Austricliano na Igreja de San Marziale
em Veneza
Santa Valeria na Igreja San Marziale em Veneza
Milagre de San Marziale alto relevo em mármore de Giacomo Piazzetta na
Igreja de San Marziale em Veneza
L'Immaculata na Igreja de São Francisco
em Veneza
Anjo no altar de Santa Agnese na Igreja de San Marziale em Veneza
Madonna del Rosario no
escritório paroquial de Kraljevica, Croácia
Crucifixo, Igreja di São Sebastião em Veneza
Algumas das obras venezianas de Giacomo Piazzetta, escultor em madeira e mármore:
O escultor Giacomo Piazzetta nascido em Pederobba, aproximadamente em 1640 e falecido em Veneza no ano 1705 é um dos grandes protagonistas da escultura veneziana do último quartel do século XVII.
Embora fosse conhecido principalmente como um excelente entalhador e trabalhasse pouco em mármore, podemos atribuir à ele novos trabalhos em ambos os materiais.
Com o trabalho do mestre mais antigo conhecido na oitava década do século XVII, pudemos conectar estátuas de madeira de telamons, que foram posteriormente colocadas no órgão da igreja de San Pietro em San Pietro e Volta (Lido di Pallestrina, Veneza).
Um pouco mais tarde, em 1690, o escultor fez uma excelente estátua de São João em madeira dourada. João Batista, e a tampa do batistério na igreja veneziana de Santa Maria del Giglio e provavelmente um pouco depois mais dois bustos de madeira da Mãe de Deus e São Simon custodiado na Scuola Grande dei Carmini.
O trabalho do escultor Giacomo Piazzetta em mármore é complementado pela decoração escultórica do altar dos santos padroeiros na igreja veneziana de San Marziale. Aqui, com a forte influência de Le Court, o escultor fez excelentes estátuas dos Santos Austriclinian e Valeria, bem como o alto relevo representando os milagres de San Marziale.
No mesmo altar da obra de Piazzetta, também podemos reconhecer um sótão com estátuas alegóricas de madeira e, finalmente, uma estátua menor da Madonna del Rosario de Kraljevica e um crucifixo de madeira na igreja veneziana de San Sebastiano do escultor.
Obras de Giacomo Piazzetta:
1. Órgão, Igreja de San Pietro, San Pietro e Volta Lido di Pallestrina, em Veneza)
2. Telamon, na Igreja de San Pietro, San Pietro in Volta, Pallestrina, em Veneza
3. Telamon - herege (esboço), custodiada no Staatliche Museen, em Berlim
4. Telamon, Igreja de San Pietro, San Pietro e Volta , Lido di Pallestrina, em Veneza
5. Batistério, na Igreja Santa Maria del Giglio, em Veneza
6. S. João Batista, na Igreja Santa Maria del Giglio, em Veneza
7. S. João Batista, Igreja de Santa Maria del Giglio, em Veneza
8. Altar de São Marcial, localizado na Igreja de San Marziale, em Veneza
9. S. Austricliniano, na Igreja de San Marziale, em Veneza
10. Santa Valeria, na Igreja de San Marziale, Veneza
11. Relevo São Marcial, na Igreja de San Marziale, em Veneza
12. S. Austricliniano, localizado na Igreja de San Marziale, em Veneza
13. Imaculada Conceição, Igreja de San Francesco, Pergola
14. Anjo na parede do altar, Igreja de San Marziale, em Veneza
15. S. Simon, na Scuola Grande dei Carmini, em Veneza
16. Telamon, na Igreja de Santi Giovanni e Paolo, em Veneza
17. Madonna del Rosario, localizada no escritório paroquial de Kraljevica, Rijeka, Croácia
18. Crucificação, Igreja de San Sebastiano, em Veneza
Esculturas em Madeira del Giacomo Piazzetta
Basilica dei Santi Giovanni e Paolo conhecido por Zanipolo - Capella del Rosario
Nenhum comentário:
Postar um comentário