quinta-feira, 5 de novembro de 2020

A Grande Emigração Italiana do Século XIX em Pinturas



Em 1876, o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio da Itália recém unificada decidiu, pela primeira vez, coletar dados estatísticos sobre o fenômeno da emigração que, em anos anteriores, já havia levado dezenas de milhares de italianos à sairem do país para buscar fortuna em outras partes do mundo. As frias estatísticas nos contam uma realidade composta por números impressionantes: entre 1876 e 1900, mais de cinco milhões de italianos deixaram o país, uma média anual de cerca de 210 mil emigrantes italianos. Números que cresceram significativamente nos vinte anos seguintes: entre 1901 e 1920 o número subiu para quase dez milhões, em uma média de 492.000 migrantes a cada ano. Esses números são ainda mais significativos se considerarmos que na época a Itália tinha cerca de trinta milhões de habitantes, metade dos atuais. 
O êxodo foi maior sobretudo nas regiões do norte da Itália. No período entre 1876 e 1900, o primado das emigrações pertencia ao Veneto, de onde partiram 17,9% do total de emigrantes, seguido do Friuli Venezia Giulia com 16,1%, do Piemonte com 12,5%, da Lombardia e da Campania, ambos com 9,9% (a situação seria revertida nos primeiros quinze anos do século XX, quando as regiões com maior número de entradas eram, em ordem, Sicília, Campania e Calábria). Estados Unidos, França, Suíça, Argentina, Alemanha, Brasil, Canadá e Bélgica são os países para os quais se concentrou a maior parte do fluxo de emigrantes italianos. Não há dados oficiais e confiáveis ​​relativos ao período entre a unificação da Itália, em 1861, e 1876, data de início das pesquisas, mas estima-se que nesse período não menos de um milhão de italianos deixou o país. 

Uma série de causas contribuíram para a formação de um dos fenômenos de emigração em massa mais importantes da história, um verdadeiro êxodo. A onda que caracterizou os últimos vinte anos do século XIX foi forçada a deixar o país principalmente devido à forte crise agrária que atingiu a Itália e a Europa naqueles anos finais do século XIX: a crescente mecanização da agricultura, o desenvolvimento dos sistemas de cultivo mais modernos, a disseminação de fertilizantes de melhor desempenho e a chegada ao mercado europeu de trigo de baixo preço da América (norte e sul) e da Rússia, graças à modernização dos meios de transporte (foi fato, do início da globalização da economia) levou a uma queda dos preços do trigo que atingiu inexoravelmente os agricultores europeus. 

Na Itália, a situação desfavorável foi então agravada pelo fato de o país se encontrar a poucos anos após a Unificação e pela primeira vez, tendo que competir com outros países em diferentes mercados (por exemplo, o de vinho com a França ou o de frutas cítricas com a Espanha), para fazer face à persistência de culturas extensivas (especialmente cereais) em detrimento de culturas especializadas que poderiam melhor resistir à concorrência internacional, para fazer face a crises de culturas individuais devido a doenças que as atingem (fazer despesas foram principalmente os arrozais e o setor da seda no norte, e a oliveira no sul), para sofrer os efeitos desastrosos da grande campanha de venda de bens do Estado e títulos públicos iniciada naqueles anos (muitos proprietários foram atraídos por possibilidade de se apropriar de imóveis e as possibilidades de ganho oferecidas pelos juros altos dos títulos do governo, com a consequência de preferirem investir na aquisição de bens e títulos, mais do que na melhoria dos sistemas de ordenamento do território: é o que emerge de uma célebre e aprofundada investigação agrária, presidida pelo senador Stefano Jacini e que demorou sete anos, de 1877 a 1884, a ser concluída. E o que é pior, desde os anos imediatamente posteriores à Unificação, foi o aumento progressivo da carga tributária, porque uma Itália unida precisava de receitas para poder construir a infraestrutura. A sociedade rural conheceu então novos "processos de transformação no sentido capitalista das relações sociais no campo", que "criaram novas fortunas familiares e individuais" mas, ao mesmo tempo "geraram desequilíbrios sem precedentes na sociedade rural". As consequências desse fenômeno foram, por exemplo, a erosão dos direitos dos camponeses e a precariedade do seu trabalho.

As causas econômicas foram então ligadas a razões inéditas de natureza social: por exemplo, as trabalhadoras, que abandonaram o trabalho doméstico para se juntarem às filas das que trabalhavam na fábrica, desenvolveram uma percepção da sua condição que nunca tiveram antes. O mesmo se aplica aos camponeses que trabalhavam em fazendas implantadas segundo o regime capitalista, especialmente no norte da Itália, que passaram a exigir melhores condições de trabalho: o próprio Jacini, nas conclusões de sua investigação, escreveu que há algum tempo “faltava à plebe rural uma clara consciência de sua inferioridade econômica; e, em seu silêncio, era legítimo supor que não estavam doentes;  Aonde quer que nos voltemos, descobrimos que a Itália agrícola hoje se sente empobrecida e parece consternada com o futuro que ameaça se tornar pior do que o presente; observa-se que os proprietários declaram que não podem mais, com a renda fundiária dos mesmos bens de antigamente, levar o mesmo modo de vida de antes; observa-se que muitos dos plebeus rurais explodiram em queixas ruidosas". 

Basicamente, um crescente clima de desconfiança foi acompanhado pela esperança de melhorar suas condições de vida após uma mudança para o exterior. E essas esperanças foram aumentadas pelo fato de que em muitos países estrangeiros, especialmente na América do Norte e do Sul (e principalmente nos Estados Unidos, Brasil e Argentina), havia muitos territórios escassamente povoados que precisavam de mão de obra e os países lançaram verdadeiras campanhas para atrair migrantes europeus. 

Esses foram os principais motivos que levaram centenas de milhares de italianos a deixar o país. Quem partiu para as Américas, é claro, não teve outro meio que o navio para chegar ao destino desejado: o maior porto de emigração foi o de Gênova (embora no norte da Itália não faltou quem preferiu embarcar no Havre na França: paradoxalmente (para um piemontês da época, com os sistemas de transporte em vigor na época, era mais fácil chegar ao norte da França do que a Ligúria), mas os navios carregados de migrantes também partiam dos portos de Livorno, Nápoles, Palermo. Os portos, porém, não eram apenas destino de emigrantes: alguns artistas da época, ávidos por denunciar a situação de quem tinha optado por deixar o país (ou  que tinham sido forçados a isso), passaram a frequentar os locais onde se reuniam os grupos de emigrantes para trazer de volta as cenas que testemunharam para a tela: durante as partidas de navios à vela, vapores, transatlânticos. Como é bem sabido, a era da grande emigração também coincide com aquele período da história da arte italiana (aproximadamente da década de 1870 até a Primeira Guerra Mundial) em que o realismo social, muitas vezes animado por ambigüidades básicas não resolvidas (às vezes era difícil desatar o nó das intenções dos artistas e entender se eles foram motivados pelo desejo de mostrar simpatia e participação nas cenas que documentaram, ou se as últimas eram reivindicações políticas mais ou menos claras: "A inspiração que dominou estes artistas", escreveu Mario De Micheli, "foi antes de tudo uma inspiração de denúncia, embora muito mais frequentemente baseada no sentimento de piedade do que no sentimento de compreensão histórica do movimento proletário ou camponês da época" ), e que naturalmente fazia com que o conteúdo prevalecesse sobre a forma, tanto que muitas vezes muitos artistas não diretamente atribuíveis ao movimento realista ainda queriam se expressar sobre as questões mais urgentes de relevância social. 

Entre as maiores obras-primas do realismo social, bem como entre as obras que melhor descrevem o tema emigratório, estão "Os emigrantes" do toscano Angiolo Tommasi (Livorno, 1858 - Torre del Lago, 1923). A obra, que data de 1896 (e certamente não está entre as primeiras no assunto) se passa em um cais do porto de Livorno: ao fundo, os veleiros e vapores lado a lado, um após o outro, se preparam para deixar as amarras. O primeiro andar, porém, está inteiramente ocupado pelas famílias de migrantes que se aglomeram no cais, na espera trêmula e ansiosa da partida. Há mães que seguram os filhos pela mão e outras que amamentam bebês, jovens e velhos que conversam, vemos uma grávida, há aquelas que se deitam e cochilam exaustos de tanto esperar, há aquelas que arrastam umas pobres malas, que simplesmente se senta em silêncio, e há, em primeiro plano, uma mulher que olha para nós, para chamar a atenção do espectador para a cena, segundo um artifício típico da tradição toscana. “A narração”, escreveu a historiadora da arte Sibilla Panerai, “é de um molde épico e o tamanho monumental, a construção fotográfica atesta a sensibilidade de Tommasi e compromisso com o realismo social”. A composição de Tommasi ecoa uma obra um pouco anterior, "Os Emigrantes" do caçula Raffaello Gambogi (Livorno, 1874 - 1943), que, com apenas vinte anos, por volta de 1894, criou sua obra-prima e a apresentou no final do ano na exposição da Sociedade Promotora das Belas Artes de Florença, onde ganhou um importante prêmio, que trouxe o nome de Gambogi à atenção do público e da crítica. A obra foi doada dois anos depois pelo pintor à Câmara Municipal de Livorno e ainda hoje se encontra na cidade de Labronica, preservada no Museu Cívico "Giovanni Fattori". Comparada com a pintura de Tommasi, que, como vimos, foi feita alguns anos depois (e é inteiramente legítimo supor que Tommasi conhecia a obra do jovem colega), a de Gambogi, também ambientada no porto de Livorno é permeado por acentos mais intensos de sentimentalismo. O olhar está voltado para a família no centro da cena, formada por um pai, uma mãe, uma menina e dois filhos pequenos: é hora de uma comovente despedida, com o pai, emocionado, abraçando sua filhinha, e com os dois, donas de casa que não conseguem olhar para cima, arrasadas. Ao lado deles, outros migrantes sentam-se em seus baús, entre bolsas e mochilas, esperando o momento do embarque, que alguns, ao fundo, já carregam as malas nos ombros. A luz que envolve o ambiente é quente, mas é impossível entender em que época estamos: a emigração não conhece os bons e os menos bons. Os olhares não se aprofundam, como acontece na obra de Tommasi, mas parecem indefinidos, pois Gambogi se interessa em sugerir a emoção de um momento, ao invés de descrever uma realidade em detalhes: essa é a principal característica que separa sua pintura. daquele de Tommasi. Por um lado, uma leitura lírica como a de Gambogi (e também as malas inseridas em primeiro plano são funcionais para evidenciar este aspecto: a bagagem é o símbolo mais evidente da emigração no final do século XIX, e também representa a carga a um nível metafórico. de esperanças que os migrantes carregam consigo), que se centra sobretudo na expressão dos afetos e, por outro, na de cariz mais documental de Tommasi. 


Angiolo Tommasi, Gli emigranti (1896; olio su tela, 262 x 433 cm; Roma, Galleria Nazionale d’Arte Moderna e Contemporanea) 


Raffaello Gambogi, Gli emigranti (1894 circa; olio su tela, 146 x 196 cm; Livorno, Museo Civico Giovanni Fattori)

As famílias que lotavam as docas dos portos, porém, não eram bem vistas pelos habitantes das cidades portuárias. A historiadora Augusta Molinari relata em um de seus ensaios um relatório do comissário de Gênova, datado de 1888, no qual lemos: “a sujeira das famílias de emigrantes que chegaram a Gênova antes do dia marcado para o embarque continuou ininterrupta já há algum tempo. são privados de asilo e obrigados a pernoitar nas arcadas e nas praças públicas, com graves prejuízos para a higiene, a moral e a decoração da cidade. É preciso encontrar uma forma de pôr fim a esta situação deplorável ”. E, consequentemente, aponta Molinari, a representação social que a política, os jornais e a literatura proporcionavam aos migrantes só poderia suscitar "duas reações na opinião pública: medo ou piedade", prevalecendo a primeira sobre a segunda, principalmente nas cidades. do porto. Descrevendo essa realidade está um quadro de 1905 de Arnaldo Ferraguti (Ferrara, 1862 - Forlì, 1925), que foi leiloado em 2008: Gli emigranti está situado em um recorte urbano, com migrantes sentados à beira de uma estrada. O tema foi particularmente sentido por Ferraguti, que em 1890 colaborou com o escritor Edmondo De Amicis (Oneglia, 1846 - Bordighera, 1908) para ilustrar Sull'Oceano, romance que falava sobre emigração, por conta da editora Treves. O trabalho de Ferraguti também foi duramente criticado: nasceu no exato momento em que o debate sobre a arte realista estava a todo vapor, e um artista como Gaetano Previati (Ferrara, 1852 - Lavagna, 1920), que mal suportava os excessos no uso da câmera, lançou-se contra as ilustrações do artista então com 29 anos em carta enviada em 29 de outubro de 1891 a seu irmão Giuseppe, falando sobre a "minchionatura ilustração dos Amigos de De Amicis e a outra mistificação do Oceano por nosso concidadão Ferraguti "(a" mistificação "para Previati obviamente não estava no conteúdo, mas na forma: segundo ele, obras como a de Ferraguti eram fruto de um abuso da fotografia, que ele definiu como "abuso odioso descaradamente desculpado pela arte para a ingenuidade do bom público assim que sua proveniência pode ser mascarada com alguns toques de aquarela no escuro e ousadamente recortado no fundo").

E de fato Ferraguti, para realizar sua obra e a pedido explícito de Emilio Treves, fizera uma viagem em um navio de migrantes que partiu de Gênova em 1889 com destino a Buenos Aires: na viagem, o artista trouxera com ele não apenas telas e pincéis, mas também uma câmera, para descrever com a maior precisão possível as situações que teria presenciado. O empreendimento foi tudo menos simples, também devido à resistência dos migrantes. “Passei por todas as dores do mundo para persuadir alguns dos meus companheiros de viagem a posar para os meus desenhos e fotografias”, escreveu a artista de Ferrara. “Eu direi mais, de fato. Meus álbuns ou as lentes de minha câmera espalharam tanto terror que se metralhadoras modernas derrotassem o inimigo como eu derrotava os 'passageiros da classe' com minhas armas inofensivas e modestas, não haveria mais carnificina! ”. Muitos, por outro lado, eram rebeldes pensando que Ferraguti era policial ou coisa parecida (entre os emigrantes havia também criminosos que, mudando-se para outro continente, esperavam evitar o curso da justiça em casa), por isso sempre se viam aparecer o artista tentou esconder. No entanto, Ferraguti teve êxito em seu intento e suas ilustrações são particularmente preciosas porque estão entre as poucas obras de arte que documentam a viagem por mar. E como você bem pode imaginar, as travessias do Oceano Atlântico, que com o tempo duravam mais de um mês, eram tudo menos simples e confortáveis: passageiros, principalmente os mais pobres, após adquirirem uma passagem cujo custo, no final do século XIX, era quase sempre entre 100 e 150 liras para uma viagem de terceira classe (valor que correspondia, grosso modo, a três meses de trabalho de um trabalhador), foram primeiro divididos (homens de um lado, mulheres e crianças do outro: as famílias, portanto, dormiam em beliches separados) e, em seguida, agrupados em dormitórios sujos, úmidos e malcheirosos, com saneamento precário e deficiente, o que favorecia a proliferação de doenças (infecções pulmonares, sarampo, malária, escabiose, tuberculose e outras, tanto que muitos migrantes foram rejeitados nos portos de chegada devido às precárias condições de saúde, por medo de espalharem o contágio), também pois quando as condições climáticas eram adversas e não era possível trazer os migrantes para os conveses dos navios, a tripulação não tinha a possibilidade de prosseguir com as operações de limpeza. Muitas vezes acontecia que os navios ficavam sobrecarregados, de modo que os estoques de alimentos, obviamente calculados de acordo com a capacidade oficial, logo começavam a se esgotar (deve-se especificar que, via de regra, a ração fornecida pelos navios tentava ser a mais variada possível e era no entanto, quase sempre melhor do que os migrantes estavam acostumados em suas terras, e muitas vezes era considerada luxuosa, também devido à abundância de carne). As condições proibitivas (somente a partir do início do século XX elas melhorariam) causavam mortes frequentes, especialmente entre crianças pequenas. E não se dizia que as partidas eram certeiras: o naufrágio era uma eventualidade a ter em conta. Um dos mais trágicos foi o naufrágio do Utopia: o navio a vapor, que partiu de Trieste, afundou na baía de Gibraltar, após colisão com um navio de guerra inglês em condições de mar tempestuoso, em 17 de março de 1891, no trigésimo aniversário da Unificação da Itália, causando a morte de 576 migrantes italianos (pouco mais de 300 foram os que conseguiram se salvar). Outros 549 imigrantes, a maioria italianos, desapareceram quando o Bourgogne, um navio a vapor francês que partiu de Le Havre para Nova York, naufragou em 4 de julho de 1898 na costa da Nova Escócia, também após abalroar outro barco, pelo nevoeiro que impedia a visibilidade ideal. Outra tragédia foi a do vapor Sírio, que saiu de Gênova para Nova York: navegando muito perto da costa, o barco encalhou nas rochas ao redor do Cabo Palos (perto de Cartagena, Espanha), e também neste caso o o número de mortos foi de mais de 500. 


Arnaldo Ferraguti, Gli emigranti (1905; tempera su carta, 35,5 x 37,5 cm; Collezione privata)


Arnaldo Ferraguti, Illustrazione per Sull’Oceano di Edmondo De Amicis (1890)


Arnaldo Ferraguti, Illustrazione per Sull’Oceano di Edmondo De Amicis (1890)


Entre os artistas houve também aqueles que preferiram focar nos aspectos humanos e sentimentais da emigração, os mesmos que muitos poetas e escritores procuraram dar vida aos seus escritos, a começar pelo já citado Edmondo De Amicis, que também dedicou uma longa letra aos emigrantes, Os emigrantes ("Com olhos baços, com bochechas fundas, / Pálidos, num ato de luto e grave, / Apoiando as mulheres quebrantadas e sem graça, / Eles sobem no navio / Como sobe a fase da morte. / E cada um no peito o tremor aperta / Tudo o que ele possui na terra. / Outros um fardo miserável, outros um sofredor / Criança que o agarra / Pelo pescoço, apavorado com as águas imensas. / Escalam em longa fila, humildes e mudos, / E acima os rostos parecem morenos e abatidos / A falta de ar desolada ainda úmida / De saudações extremas / Dadas às montanhas que nunca mais verão "...), para continuar com outros como Giovanni Pascoli (ele dedicou o poema Itália à emigração para a América), Luigi Pirandello (o tema da emigração emerge de alguns de seus contos, como L'altra filho ou Lontano), Dino Campana, Mario Rapisardi, Ada Negri (em seu poema Emigranti, a poetisa se dirige a um pedreiro lombardo que deixa sua terra e sua família: “O velho Sempre leio uma história nova / leio nos sulcos e sulcos que escavam / seu rosto, e na dura órbita / dos olhos, onde toda luz parece destruída. / Você carrega todos os seus pertences na mochila; / mas pegou no teu peito que tu queres / o teu bebé, e dá-lhe, se ele acordar / e chorar, um beijo, e o sangue das veias! "...). No campo artístico, uma das descrições mais comoventes da emigração é a pintura Lembrar a mãe do suíço Adolfo Feragutti Visconti (Pura, 1850 - Milão, 1924), construída entre 1896 e 1904. A emigração também afetou o Cantão do Ticino: a primeira parada dos migrantes do Ticino costumava ser os desembarques no Lago Lugano, de onde partiam os barcos eles voaram para as margens italianas do lago, onde a viagem continuaria em direção aos portos marítimos. A cena descrita por Feragutti Visconti se passa no cais de Gandria, um povoado às margens do lago a poucos quilômetros de Lugano. Aqui, uma jovem mãe cumprimenta com tristeza o filho que está para partir: o seu olhar está confuso e atormentado, os gestos comunicam toda a tristeza e saudade do momento, a postura e a boca da mãe parecem sugerir a frase que a pintora escolheu como o título da pintura. A separação das famílias era, aliás, um drama típico de quem migrava, pois não era certo que toda a família partiria para o seu destino. O próprio Feragutti Visconti, após ter apresentado Lembrança da mãe na Bienal de Veneza de 1903, numa carta enviada ao pintor Abbondio Fumagalli, seu amigo, em 9 de maio de 1903, escreveu que a pintura "é extremamente dolorosa" (quem observar a pintura pode também é fácil notar como Feragutti Visconti omitiu qualquer outro detalhe da narrativa, de modo que a atenção se volta inteiramente para a despedida de sua mãe). No entanto, a obra foi recebida com frieza (senão com zombaria) pela crítica: a questão é que na época os temas do realismo social não estavam mais em voga e embora o drama dos migrantes ainda fosse extremamente atual, a obra parecia atrasado aos olhos dos críticos. O fato é que a de Feragutti Visconti é uma das pinturas mais delicadas e íntimas dedicadas ao tema da emigração. Sempre centrada no afeto, mas com um tom muito diferente, é uma escultura de Domenico Ghidoni (Ospitaletto, 1857 - Brescia, 1920), que representa uma das obras-primas do artista e um dos momentos mais altos do realismo social no campo da escultura. Intitulada Emigranti, a obra foi apresentada ao público pela primeira vez em Brera em 1891 e consolidou-se por ter proporcionado uma representação chocante do tema na escultura: antes disso, abundavam temas únicos, geralmente retratados cansados ​​e com olhos tristes, que no entanto eles poderiam ser interpretados de maneiras diferentes, não fossem os títulos que os artistas escolheram dar a essas obras. Pelo contrário, os emigrantes de Ghidoni queriam trazer à tona o drama de quem saía de sua terra e tiveram grande sucesso na mostra de Brera, chegando a ganhar um prêmio. O artista já havia concebido a obra em 1887: o tema de sua escultura é uma mãe com sua filha adolescente, sentada (e já exausta: a menina adormeceu) esperando a partida. Com gesto afetuoso, a mãe acaricia a filha, mas seu olhar é pensativo, provavelmente já voltado para as dificuldades da travessia transoceânica, ou para a ansiedade com o que os espera no novo mundo. Os críticos aplaudiram unanimemente: “quem olha para a figura de uma mulher modelada por Ghidoni”, escreveu o crítico Pompeo Bettini, “pensa no poema da pobreza corajosa. Com um gesto cansado mas decidido de protecção, aquela mulher zela por um adolescente que dorme perto dela numa pose muito natural de cansaço, como quem, apesar de estar na época dos primeiros encantos, já conhece as durezas. A visão se amplia em torno deste grupo, um valor muito grande para uma escultura. Pense nos passageiros da terceira classe e seus pobres alforjes, os vapores que trazem tanta miséria alimentados de esperanças para a América ”. Elogios também vieram de um grande artista como Vittore Grubicy de Dragon, que apreciou "a sincera emoção sentida pelo autor tanto em investir no seu próprio conceito como no decorrer da performance". O gesso de Ghidoni só foi fundido postumamente, em 1921: uma das duas réplicas feitas naquele ano, de forma monumental, ficou muito tempo exposta nos jardins do Corso Magenta em Brescia, enquanto hoje se encontra preservada no Museu de Santa Giulia. onde foi hospitalizado para protegê-lo das ações dos agentes atmosféricos. 

Se muitos autores se dedicaram ao tema do embarque para o Novo Mundo, não faltaram aqueles que preferiram retratar os primeiros momentos de partida, ou enfocar outros tipos de migrações. O primeiro caso inclui uma pintura do veneziano Noè Bordignon (Salvarosa, 1841 - San Zenone degli Ezzelini, 1920), que com seu quadro Gli emigranti, ambientado no interior de Veneza, retrata uma família que, em uma pobre carroça puxada por um burro e com alguns fardos carregados, ele acaba de deixar sua aldeia e provavelmente ainda não sabe o que o espera (os rostos de fato parecem frescos, e até uma garota sorridente aparece). Por outro lado, Membra cansada, também conhecida como Famiglia di emigranti, a última obra de Giuseppe Pellizza da Volpedo (Volpedo, 1868 - 1907), é de um teor muito diferente, que fala das atribulações de migrantes sazonais que deixaram temporariamente as montanhas para trabalhar nos arrozais ao redor de Vercelli. A pintura está inacabada porque Pellizza tirou a própria vida antes de terminá-la (vemos, de fato, que os rostos dos personagens não estão definidos) e teve uma longa gestação (já foi concebida em 1894, e esboçada alguns anos depois): porém, mesmo que não concluída, a pintura conta o tema da emigração com uma força sem precedentes expressão conferida pela justaposição harmoniosa entre a melancolia dos personagens, cansados ​​depois de um dia de trabalho (o chefe de família, exausto, caído de bruços), e a magnificência da paisagem que se reveste nos tons avermelhados do pôr do sol, por um um sabor quase expressionista, uma indicação da evolução que a pintura de Pellizza teria conhecido se sua existência não tivesse sido abruptamente interrompida. Finalmente, alguns artistas também pintaram o tema do regresso a casa, seja com tons dramáticos ou positivos. Entre as pinturas mais trágicas é possível incluir o Retorno ao Lugar de Nascimento de Giovanni Segantini (Arco, 1858 - Pontresina, 1899), uma reflexão dramática e poética sobre as mais tristes consequências da emigração, que também foi premiada na primeira Bienal de Veneza, em 1895 : a obra narra o retorno à cidade natal nas montanhas do corpo de um emigrante, provavelmente um náufrago, carregado em uma carroça puxada por um cavalo, escoltada por um homem e acompanhada por uma mulher aos prantos. O retorno feliz é antes o tema de Torna il papà, uma pintura de Egisto Ferroni (Lastra a Signa, 1835 - Florença, 1912), datada de 1883, que narra a reunificação de uma família após a volta do pai: sorrisos, rostos levantados, sentimento de felicidade. O trabalho também ajuda a sublinhar dois aspectos da emigração italiana no final do século XIX: na primeira onda (até 1885) era um fenômeno que envolvia principalmente homens (as saídas eram geralmente na proporção de uma mulher para cada cinco homens), mas, nos últimos anos do século, a porcentagem de mulheres aumentou para 25% e os números se equilibraram perto da I Guerra Mundial. O segundo aspecto é o número de retornos: em particular, nos primeiros vinte e cinco anos do século XX, cerca de um terço dos que deixaram a Itália para se mudar para a América voltaram para casa. 


Adolfo Feragutti Visconti, Ricordati della mamma (1896-1904; olio su tela, 154 x 116 cm; Milano, Fondazione Cariplo) 


Domenico Ghidoni, Emigranti (1891; bronzo, fusione del 1921, 127 x 180 x 93 cm; Brescia, Museo di Santa Giulia) 


Noè Bordignon, Gli emigranti (1896-1898 circa; olio su tela, 174 x 243 cm; Montebelluna, Veneto Banca)


Giuseppe Pellizza da Volpedo, Membra stanche (1904; olio su tela, 127 x 164 cm; Collezione privata) 


Giovanni Segantini, Ritorno al paese natio (1895; olio su tela, 161 x 299 cm; Berlino, Staatliche Museen, National galerie)


Egisto Ferroni, Torna il babbo (1883; olio su tela, 137 x 87 cm; Roma, Galleria Nazionale d’Arte Moderna e Contemporanea)


A questão da emigração começou a desaparecer do "radar" dos pintores italianos por volta da década da década, mas o fenômeno não parou, pelo contrário. Claro, as condições de viagem tinham melhorado claramente, mas a separação da terra natal e dos entes queridos sempre foi uma tragédia e o número de partidas continuou a ser consistente durante grande parte do século XX. O historiador Gianfausto Rosoli, especialista em história da emigração, calculou que em um século, de 1876 a 1980, mais de 26 milhões de italianos deixaram o país: destes, 16 saíram antes de 1925 (principalmente os primeiros vinte anos do século XX, aqueles que viram o maior número de pessoas partir). Um fenômeno que, dadas as devidas proporções e considerando os contextos econômicos, culturais e sociais alterados, continua ainda hoje: a Itália hoje não é apenas a terra de chegada de muitos migrantes (uma transformação que nosso país viveu a partir dos anos noventa), mas ainda é, embora em menor medida do que no passado e com uma lógica totalmente alterada na dinâmica dos fluxos, um país a partir do qual se parte. 

Entre 1997 e 2010, segundo dados coletados pelo Istat, 583 mil italianos optaram por deixar o país e, só em 2017, o número de emigrantes italianos chegou a 114.559. O fenômeno hoje afeta principalmente os jovens: um em cada cinco emigrantes italianos tem menos de vinte anos, dois em cada três têm entre 20 e 49 anos e a média de idade é de 33 anos para os homens e 30 para os mulheres. O fluxo é maioritariamente formado por cidadãos com qualificação médio-alta: em 2017, saíram do país 33 mil formados e 28 mil formados. Histórias radicalmente diferentes em relação às do final do século XIX, meios diferentes, recursos econômicos diferentes, classes sociais diferentes, cultura diferente, comparações impossíveis, mas a mesma esperança, tanto para quem sai quanto para quem chega ou volta: a de tentar se auto-criar um futuro. 



FedericoGinninieIlariaBaratta   




Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS













Nenhum comentário: